Foram confirmados 1450 novos casos de covid-19 em Pernambuco neste sábado
Também foram confirmados 29 óbitos, ocorridos entre os dias 20 de julho último e 15 deste mês
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste sábado (16), 1.450 novos casos confirmados da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 83 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.367 (94%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 240.605 casos confirmados da doença, sendo 30.260 graves e 210.345 leves.Também foram confirmados 29 óbitos, ocorridos entre os dias 20/07/2020 e 15/01/2021.
>> Quem tiver com sintoma de covid, não deve comparecer ao Enem
Com isso, o Estado totaliza 9.993 mortes pela Covid-19. Neste final de semana, também é o primeiro com a proibição de som nos bares e praias para evitar aglomerações. Estão ocorrendo ações educativas pelas prefeituras, como a de Ipojuca, tentando conscientizar as pessoas a cumprirem as restrições sanitárias para evitar a contaminação com a covid-19.
A diretoria do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), divulgou uma nota, preocupado com o momento atual da pandemia, falando da preocupação com o atual momento da pandemia. A nota diz: "Reiteramos nossa preocupação com as medidas adotadas até agora, pelo governo do Estado, que vêm se comprovando ineficazes para diminuição da taxa de infecção e mortalidade da covid-19.A vacinação deve ser fortemente estimulada no País, sendo um ato de proteção individual, mas, sobretudo, um ato cívico que beneficiará toda a população, devendo ser realizada pelo Estado de forma compulsória, alinhado ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (ARE 1267879)".
E continua: "O Cremepe defende os princípios que norteiam o tratamento do paciente portador da COVID-19, quais sejam: valorização da relação médico-paciente, apoio irrestrito as condutas propostas pelas sociedades nacionais de especialidades médicas e comunidade científica internacional, apoio incondicional a conduta dos nossos médicos pela postura e autonomia ética demonstradas em defesa dos seus pacientes, tendo por foco uma medicina baseada em critérios puramente técnico científicos. A todos os trabalhadores da saúde que atuam nas emergências, UTI e enfermarias, no confronto da covid-19, o nosso profundo reconhecimento e respeito".
A diretoria do Crempe também comunicou, na nota, que, "tomando por base o que está ocorrendo no Estado do Amazonas, este Conselho já notificou os diretores técnicos e diretores clínicos dos estabelecimentos públicos e privados de saúde, para que informem diariamente sua disponibilidade de oxigênio medicinal, equipamentos de proteção individual e insumos".