No Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, vagas de UTI para tratamento da covid-19 estão esgotadas
Unidade de saúde tem 18 leitos de UTI e 10 de enfermaria destinados ao tratamento da doença
Com informações da repórter Vanessa Novak, da Rádio Jornal
Referência no tratamento de pacientes renais e para cirurgias traumáticas, o Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru, está com todas as vagas de UTI destinadas a pacientes com covid-19 ocupadas. Na unidade de saúde existem 18 leitos de UTI para o tratamento da doença e outros 10 de enfermaria.
De acordo com o diretor do hospital, o médico Pedro Lima, o local sofre com a alta demanda da região. "Temos 18 leitos de UTI destinados a pacientes graves, que são regulados pela central de leitos, eles estão ocupados. Além da demanda do Agreste, o hospital também atende pacientes de outras regiões e estados".
Com a pandemia, a direção da unidade vem tentando diminuir o excesso de pacientes no local. "A demanda ainda é grande. Além de sermos referencia no Agreste, também recebemos pacientes de outras cidades, casos que podiam ser resolvidos no município. Recebemos até mesmo pacientes de outros estados, da Bahia, do Ceará e da Paraíba, por exemplo". Em 2020, apesar das restrições de atendimento por causa da pandemia, o hospital realizou quase 5 mil cirurgias.
De acordo com a Secretaria Estadual de Pernambuco (SES-PE), a regulação de leitos para pacientes acometidos pela covid-19 é feita de forma estadual. Assim, apesar da lotação no Hospital Regional do Agreste, pacientes que precisem de internação na região deverão ser encaminhados para outros hospitais, como o Mestre Vitalino (HMV), também em Caruaru, que atualmente possui 172 leitos para atendimento dos pacientes suspeitos e confirmados da doença, sendo 80 de UTI e 92 de enfermaria.
O serviço de regulação de leitos atua com o apoio de um call center, que recebe ligações de todas as unidades de saúde do Estado que prestam serviço ao SUS. Com essas informações, a equipe de médicos e enfermeiros avalia os casos encaminhados e indica o serviço de saúde do SUS mais adequado ao perfil clínico do paciente.
- Covid-19: Prefeitura do Recife tem até dia 25 para informar ao TCE sobre estoque de oxigênio
- Vacina contra covid-19 chega a todos os municípios de Pernambuco
- Recife tem quase cinco mil pessoas vacinadas contra a covid-19
- Com 1.714 novas confirmações, Pernambuco se aproxima da marca de 250 mil casos de covid-19
Na quinta-feira (21), o secretário estadual de Saúde, André Longo, esteve em Caruaru para dar o pontapé inicial à vacinação contra a covid-19 em algumas das unidades hospitalares do interior pernambucano. Um dos hospitais visitados por André Longo foi o HRA. No local, a imunização começou por Maria Francisca Amaro, 47, serviços gerais do local há quatro anos. Moradora de Cumaru, ela disse que tomar a vacina traria "mais saúde e vou estar mais confiante para fazer o meu trabalho".
Durante a visita, o secretário André Longo comunicou que acompanha diariamente, juntamente com o Comitê de Enfrentamento, o número de casos da covid-19 na região. "Nós avaliamos que, se não houver uma melhora do funcionamento dos espaços de convivência e comerciais, talvez, sim, seja necessário que a gente faça alguma medida restritiva. Mas isso vai depender muito da evolução dos números, da taxa da ocupação de leitos aqui", comentou. O secretário destacou que "é importante a população colaborar, mas os comerciantes agirem para cobrar".