RODÍZIO

Quando vai chegar água na minha casa? Confira o calendário de abastecimento no Grande Recife que começa nesta segunda

De acordo com a Compensa, ainda não existe previsão para que o novo rodízio iniciado nesta segunda (25) tenha fim

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 25/01/2021 às 14:50 | Atualizado em 25/01/2021 às 14:50
Notícia
X

Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal

O novo calendário de abastecimento de água no Grande Recife, com a implantação de um sistema de rodízio que aumenta o intervalo de dias sem água nas cidades, imposto pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), começou a valer nesta segunda-feira (25). Ao todo, dez municípios sofrerão com a mudança que ocorre em meio da pandemia da covid-19, que tem a água como uma das principais aliadas no combate à doença. Agora, os moradores das cidades afetadas vivem momentos de ansiedade para saber quando a água chegará nas torneiros, confira o novo calendário. 

>> Moradores do Grande Recife terão menos dias com água nas torneiras; confira novo calendário de abastecimento

Calendário de abastecimento:

Recife
Os bairros de Linha do Tiro, Beberibe, Alto Santa Terezinha, Água Fria, Bomba do Hemetério, Alto do Deodato, Alto José Bonifácio, Alto do Pascoal, Fundão, Porto da Madeira, Cajueiro, Hipódromo, Encruzilhada, Torreão, Campina do Barreto, Arruda e parte dos bairros do Espinheiro, da Jaqueira, da Tamarineira, do Rosarinho, do Parnamirim e dos Aflitos, passam a enfrentar o rodízio no esquema de um dia com água e dois dias sem.

Ainda no Recife, os bairros de Engenho do Meio, Cidade Universitária, Várzea, Cordeiro, Caxangá, Jardim Petrópolis, Loteamento Novo Caxangá, Iputinga, Nova Morada, Vila Felicidade, Monteiro, Apipucos, Jaqueira, Dois Irmãos, Macaxeira, Casa Amarela, Casa Forte, Poço da Panela, Santana, Alto Santa Isabel, Mangabeira, Alto do Mandu, San Martin, Jiquiá, Vietnã e parte dos bairros da Tamarineira, do Rosarinho, do Parnamirim, dos Aflitos, da Torre, do Zumbi e do Prado, entram no esquema de rodízio de um dia com água e cinco dias sem.

Os bairros que também passam a fazer parte do rodízio de um dia com água e um dia sem água, são Mustardinha, Ilha do Leite, Madalena, Graças, Coelhos, Paissandu, Boa Vista, Santo Amaro, Recife Antigo, Tacaruna, Vila Santa Luzia e parte dos bairros do Prado, da Torre, do Espinheiro, dos Aflitos e do Zumbi.

Já o Jordão Alto e Jordão Baixo entram no esquema de rodízio de 12 horas com água e 72 horas sem, e os bairros do Ibura de Baixo e UR3 ficam com um dia de abastecimento e dois dias sem água.

Jaboatão dos Guararapes
Alguns bairros de Jaboatão, como Engenho Velho, Santo Aleixo, Fazenda Suassuna, Centro, Bela Vista, Alto da Fábrica, Alto do Raposo, Multifabril, Vila Piedade, Lote 23, Vila Natal, Artur Xavier, 21 de Abril, Hermes de Fonseca, Bom Sucesso, Carlos Pinto, Nossa Senhora dos Prazeres, Alto do Vento, Marechal Rondon, Quitandinha, Alto Santa Rosa e Vila Rica, passam a ficar um dia com água e 20 dias sem.

Cabo de Santo Agostinho
No Cabo de Santo Agostinho, os bairros de Garapu, Cohab, Vilas Sociais, Pista Preta, Vila Pirapama ficam com um dia de água para um dia sem. Alto do Cruzeiro e Charnequinha ficam com 16 horas de abastecimento e 24 horas sem água. Já os bairros de Cidade Jardim, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Itapuama e Paiva ficam com 16 horas de abastecimento para 36 horas sem.

Camaragibe
A cidade de Camaragibe ficará no rodízio de um dia com água e 15 dias sem.

São Lourenço da Mata
Em São Lourenço, a população terá um dia com água para 10 dias sem.

Moreno
Em Moreno, os moradores terão dois dias com água para nove dias sem.

Outras cidades
Com o novo calendário, os municípios de Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, que antes enfrentavam um rodízio de um dia com água e quatro dias sem, agora ficam no esquema de um dia com água e sete dias sem.

Demanda por itens de armazenamento

O anúncio do rodízio na última sexta-feira (22), fez com que alguns moradores do Grande Recife corressem as compras durante o fim de semana. O objetivo foi comprar reservatórios para armazenar a água durante os dias de desabastecimento. Nos armazéns de construção, a alta demanda fez com que itens como caixa d'água e baldes ficassem em falta em alguns estabelecimentos.

O servidor público, Elionaldo Nascimento, contou que precisou passar por três armazéns para encontrar uma caixa d'água. "Se a gente não procurar se precaver, a gente fica sem água em casa", afirmou. O funcionário de um armazém de construção localizado na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife, Josenaldo Muniz afirmou que os fornecedores não possuem o item para pronta entrega. "Tá difícil, a demanda tá muito grande." De acordo com Josenaldo, a procura pelo item subiu em cerca de 20% desde a última semana.

Apesar de já possuir 4 caixas de mil litros cada, a dona de casa, Mercia Lopes, também estava procurando por uma nova caixa d'água para aumentar a capacidade de armazenamento de sua casa. "Não dá vencimento, o nosso racionamento estava de 4 dias sem água, chegava no 5º dia. Agora, já tem 12 dias que estamos sem água". Em alguns locais do Grande Recife, a previsão da Compesa é de que a água só chegue a cada 20 dias. De acordo com a companhia, não existe previsão para que o novo rodízio tenha fim.

Tags

Autor