Terreiro Mãe Amara de Tradição Nagô

Mãe Amara Mendes morre no Recife aos 95 anos

A religiosa dedicou 77 anos aos orixás

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 03/02/2021 às 19:35 | Atualizado em 03/02/2021 às 22:15
Notícia
X

A Mãe Amara Mendes Obá Meji, a Ìyálorixá do Ilê Obá Aganjú Okoloyá, do Terreiro Mãe Amara de Tradição Nagô, morreu no Recife, nesta quarta-feira (3), aos 95 anos. 

>> Maracatu de baque solto é retratado no livro Festa no Terreiro Mágico

>> Aniversário de Olinda: transformação que vem dos terreiros

O falecimento foi divulgado por meio de nota. Segundo o comunicado, Mãe Amara faleceu dormindo, "de forma serena e tranquila, como uma mulher que passou sua vida toda muito bem cuidada, amada, da mesma forma que cuidou das suas filhas e filhos, netas e netos, bisnetas e bisnetos".

O velório acontece ainda nesta quarta-feira no Ilê Obá Aganjú Okoloyá, em Dois Unidos, na casa de Xangô, onde Mãe Amara cultuou seus orixás. Já o sepultamento será nesta quinta-feira (4) no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. O horário do velório e sepultamento ainda serão divulgados.

Leia a íntegra da nota

Hoje, 03 de fevereiro de 2021, quarta-feira, dia dedicado a Xangô na tradição nagô. O dia hoje amanhaceu cinza e chuvoso chorando a perda da nossa Grande Mãe, nosso Amor Maior, nossa Inspiração, Nossa Mãe Amara Mendes Obá Meji, a Ìyálorixá do Ilê Obá Aganjú Okoloyá, Terreiro de Mãe Amara de Tradição Nagô desde 1945, que partiu para o Orum. Mãe Amara se foi dormindo, de forma serena e tranquila, como uma mulher que passou sua vida toda muito bem cuidada, amada, da mesma forma que cuidou das suas filhas e filhos, netas e netos, bisnetas e bisnetos.

Foram 95 anos de vida, 77 anos cuidando com muito amor, fé e devoção aos Orixás. Foram 77 anos acolhendo e cuidando dos seus filhos e filhas de santo, 77 anos dedicados a manter e preservar a tradição nagô de Pernambuco.

Hoje todos nós, sua família, seus filhos e filhas de santo choramos a perda da nossa Mãe Amara, nosso esteio, nossa base, nosso alicerce.

Nesse mesmo dia, seria o aniversário de vida de Pai Paulo Braz Ifamuidê, que foi o último Babalorixá de Mãe Amara. Agora eles se encontram juntos no Orun, para continuar a nos fortalecer e amparar. Mas apesar da dor e da tristeza que assola nossos corações,a certeza que Nossa Mãe Amara deixou raízes fortes que irá perpetuar seu legado pela eternidade e que Oyá Bamilá, Oyá Kolofé, Oyá Gigan a conduziu para o Orum, onde está sendo recebida com honras e glórias pelos ancestrais.

Informamos ainda que o velório acontecerá hoje no Ilê Obá Aganjú Okoloyá, em Dois Unidos, na casa de Xangô, onde Mãe Amara cultou seus orixás. O sepultamento está marcado para amanhã, quinta-feira, no Cemitério Morada da Paz. O horário do velório e do sepultamento serão informados posteriormente.

Ilê Obá Aganjú Okoloyá - Terreiro de Mãe Amara - Tradição Nagô, desde 1945.


Tags

Autor