Prisão

Italiano suspeito de liderar rede internacional de tráfico de drogas é preso em Camaragibe, Grande Recife

De acordo com a Polícia Federal, o homem seria o principal "organizador, gerente e financiador" responsável pelo fornecimento e envio de enormes quantidades de cocaína da América do Sul para a Europa

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 04/02/2021 às 22:09 | Atualizado em 04/02/2021 às 22:11
Notícia
X

Um italiano suspeito de liderar uma rede internacional de tráfico de drogas foi preso em Aldeia, na cidade de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com a Polícia Federal, Alduino Gianotta, de 59 anos, seria o principal "organizador, gerente e financiador" responsável pelo fornecimento e envio de enormes quantidades de cocaína da América do Sul para a Europa. A prisão aconteceu na terça-feira (2), mas só foi divulgada na noite desta quinta-feira (4), após autorização da polícia italiana.

Segundo a PF, foram mais de dois anos de investigações na Itália, que resultaram no cumprimento de 26 medidas judiciais, sendo oito prisões preventivas e 18 prisões domiciliares com apreensões de bens (imóveis, veículos, dinheiro) em Lecce e Salerno, ultrapassando 4 milhões de euros, cerca de R$ 26 milhões.

Rede internacional de tráfico de drogas

A cocaína saía da América do Sul através de navios e era enviada para armazéns na zona portuária de Amsterdã, na Holanda. De lá, seguia para Salento (base da organização criminosa), na Itália, e várias outras cidades do país europeu. A cocaína, quando chegava na Itália, era transportada nos bancos traseiros e na mala de veículos com contatos feitos por celular através de mensagens criptografadas, difíceis de rastrear.

Segundo investigações da polícia de Lecce, o italiano preso em Pernambuco, seria o principal organizador, gerente e financiador, responsável pelo fornecimento e envio de enormes quantidades de cocaína da América do Sul para a Europa, tendo vários contatos com fornecedores internacionais. "A cocaína, ao chegar em Amsterdã e em Salento era armazenada em vários edifícios. A entrega sistemática da cocaína para traficantes em Salento era feita sob sua supervisão e orientação através de seus homens de confiança", explicou a PF em nota.

Prisão

A prisão aconteceu quando o estrangeiro estava em um veículo na companhia de sua esposa, que é brasileira. Ele foi levado para a sede da Polícia Federal no Recife, no Cais do Apolo, Centro da cidade, onde tomou ciência de sua prisão e depois foi enviado para realizar exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), e em seguida foi recolhido ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, onde ficará a disposição do Supremo Tribunal Federal (STF).

Tags

Autor