PREVENÇÃO

Dia da mamografia é celebrado nesta sexta-feira (5); saiba como agendar o exame no Recife

Na capital pernambucana, um caminhão com um mamógrafo móvel percorre as comunidades realizando o exame

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/02/2021 às 14:27 | Atualizado em 05/02/2021 às 14:43
Notícia
X

Com informações da repórter Mônica Ermírio, da TV Jornal

Com o objetivo de reforçar a importância do exame e conscientizar as mulheres da necessidade da mamografia como meio para detectar alterações na mama de forma precoce, o Brasil celebra nesta sexta-feira (5) o Dia da Mamografia e o Dia da Mastologia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é uma das formas mais comuns da doença no mundo. Na capital pernambucana, um caminhão com um mamógrafo móvel percorre as comunidades da cidade realizando o exame preventivo.

Neste mês de fevereiro, 17 bairros recifenses receberão a visita do mamógrafo móvel. De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, a expectativa é de que mais de 900 mulheres entre 50 a 69 anos possam realizar o exame. Por causa do novo coronavírus, os atendimentos estão sendo agendados e podem ser feitos de segunda a sexta, sendo 30 vagas pela manhã, das 8h às 12h, e outras 30 à tarde, das 13h30 às 17h. Além da demanda espontânea, os agentes de saúde também realizam uma busca ativa pelos bairros onde o mamógrafo está estacionado. O objetivo é identificar mulheres cadastradas que estão incluídas na faixa etária e entrar em contato com as cidadãs para marcar o dia e a hora dos procedimentos.

Quem agendar o exame precisará comparecer ao local onde o mamógrafo estará estacionado utilizando máscara e seguindo as recomendações de distanciamento físico de 1,5 metro. Nos lugares em que o caminhão estiver estacionado haverá água, sabão e/ou álcool 70% para a higienização das mãos. Para fazer o exame, é preciso levar documento de identificação com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência do Recife. O resultado sai em até 20 dias na unidade de saúde que o veículo ficou estacionado ou no local mais próximo da ação. Para as mulheres que não se enquadram na faixa etária da ação mas precisam fazer a mamografia, a Secretaria de Saúde do Recife orienta que elas busquem a unidade de saúde onde estão cadastradas para pegar um encaminhamento para o exame.

Confira onde o mamógrafo móvel estará neste mês:

Reprodução/Secretaria de Saúde do Recife
Estão disponíveis 960 vagas para este mês - Reprodução/Secretaria de Saúde do Recife

Sinais de alerta

A atenção às mamas no dia a dia é fundamental para que as mulheres possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas como nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas, podem ser percebidos durante um autoexame.  

Além do exame clínico e da mamografia, a manutenção de hábitos saudáveis também é essencial na prevenção. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. A amamentação também é considerada um fator de proteção.

Covid-19

Para a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), existe a necessidade de que as pacientes de câncer de mama e outros tipos sejam priorizadas no plano de vacinação para imunização contra a covid-19. A entidade destaca que, durante o ano de 2020, os pacientes já sofreram com o impacto da pandemia. Com medo do novo coronavírus, muitas mulheres deixaram de realizar os exames preventivos, como a mamografia. Outras interromperam o tratamento por receio de irem ao hospital.

De acordo com o Dr. Vilmar Marques, presidente da SBM, além da necessidade de conscientizar as mulheres sobre a necessidade de dar continuidade ao tratamento, a entidade também busca sensibilizar as autoridades quanto à vacinação das mulheres que costumam ter baixa imunidade. "Não sabíamos que a pandemia duraria tanto tempo. Entendo o medo delas, mas o câncer não espera. Interromper o tratamento é um risco muito grande, maior do que contrair o vírus, já que os hospitais estão seguindo todos os protocolos sanitários", afirma o médico.

Para ele, incluí-las nos grupos prioritários é de extrema importância. "Não podemos aguardar. Muitas já perderam meses de tratamento e estamos percebendo que o percentual de realização tanto de exames preventivos, como a mamografia, como de tratamento ainda continua baixo", alerta.

Tags

Autor