NATUREZA

Mais de 90 Tartarugas-de-pente nascem na Praia de Conceição, em Paulista, no Grande Recife

O nascimento foi acompanhado pela ONG Eco Associados e pelo Instituto Meu Mundo Mais Verde

Danielle Santana
Danielle Santana
Publicado em 15/02/2021 às 14:28
Notícia

Reprodução/Instituto Meu Mundo Mais Verde
Nasceram 93 tartarugas no último sábado - FOTO: Reprodução/Instituto Meu Mundo Mais Verde
Leitura:

O nascimento de 93 Tartarugas-de-pente na Praia de Conceição, no município de Paulista, no Grande Recife, encantou quem passou pelo local no último sábado (13). O momento foi acompanhado por integrantes da ONG Eco Associados e do Instituto Meu Mundo Mais Verde. 

De acordo com o gestor ambiental, Hebert Andrade, o monitoramento do nascimento dos animais é realizado nos períodos da noite e durante as primeiras horas da manhã. Integrante da Ecoassociados e do Instituto Meu Mundo Mais Verde, Hebert também é responsável por coordenar o projeto de conservação das tartarugas marinhas no litoral do Paulista. Ele conta que as pessoas que realizam o trabalho são divididas equipes. O objetivo é buscar o flagrante do nascimento ou rastros que levem até o ninho.

O período reprodutivo das tartarugas acontece entre os meses de setembro e março. Em média, o período de incubação até o nascimento costuma variar entre 45 e 60 dias. No Estado, desovam quatro das cinco espécies de tartarugas que desovam do Brasil. Atualmente, outros três ninhos estão sendo monitorados no município de Paulista.

O trabalho não acaba com o nascimento dos animais, o gestor ambiental destaca que também realiza a sensibilização através da educação ambiental para pescadores, moradores e banhistas do local. "Se a população presenciar alguma tartaruga marinha na praia, favor não tocar ou se aproximar, ela pode estar procurando local para realizar sua desova. A luta pela conservação é imensa, haja vista, que o risco de extinção é muito grande, apenas 1 ou 2 filhotes chegarão a fase adulta e esses só entram em fase reprodutiva a partir dos 20 a 30 anos", afirmou o gestor.

Hebert informa que quem encontrar ou tiver conhecimento de ninhos de tartaruga poderá acionar as organizações por meio do telefone 81 998828387, ou pelas redes sociais da Ecoassociados ou do Instituto Meu Mundo Mais Verde. Também é possível entrar em contato com o gestor ambiental por meio do Instagram

Confira fotos do nascimento

Reprodução/Instituto Meu Mundo Mais Verde
Além do monitoramento do ninho, também é realizado o trabalho de conscientização da população - Reprodução/Instituto Meu Mundo Mais Verde
Reprodução/Instituto Meu Mundo Mais Verde
Animais nasceram em Paulista, no Grande Recife - Reprodução/Instituto Meu Mundo Mais Verde
Reprodução/Instituto Meu Mundo Mais Verde
Nasceram 93 tartarugas no último sábado - Reprodução/Instituto Meu Mundo Mais Verde
Reprodução/Instituto Meu Mundo Mais Verde
Equipes estavam acompanhando o ninho de tartarugas - Reprodução/Instituto Meu Mundo Mais Verde
Reprodução/Instituto Meu Mundo Mais Verde
Nascimento dos animais foi acompanhado pelas organizações - Reprodução/Instituto Meu Mundo Mais Verde

Comentários

Últimas notícias