MEIO AMBIENTE

Espécie de tartaruga ameaçada de extinção desova na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes

Estima-se que o animal tenha botado entre 80 e 200 ovos, que devem eclodir após o dia 25 de fevereiro

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 12/01/2021 às 10:40 | Atualizado em 12/01/2021 às 10:55
Notícia
X

As areias da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, receberam, mais uma vez, ovos de uma tartaruga-de-pente, espécie ameaçada de extinção, na noite dessa segunda-feira (11). A desova, que dura de 1h30 a 2h, aconteceu próximo ao Convento de Nossa Senhora da Piedade, por volta das 22h. Este já é o quarto ninho monitorado pela cidade em 2021.

A mamãe, carinhosamente apelidada de Anitta, já é conhecida pela equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semag) da cidade. Estima-se que ela tenha botado entre 80 e 200 ovos desta vez. Esta é a terceira desova do animal, em três anos, na praia.

"Eu tenho mais ou menos uma base de que ela pode chegar no período de dezembro, janeiro ou fevereiro; mas janeiro é o período de maior desova", explicou o Chefe do Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres da Semag, Adriano Artoni.

PJG/DIVULGAÇÃO
Desova de Anitta, nessa segunda-feira (11) - PJG/DIVULGAÇÃO
PJG/DIVULGAÇÃO
Desova de Anitta, nessa segunda-feira (11) - PJG/DIVULGAÇÃO
PJG/DIVULGAÇÃO
Desova de Anitta, nessa segunda-feira (11) - PJG/DIVULGAÇÃO

Por ser um ponto de reprodução de tartarugas das espécies pente, verde, cabeçuda e oliva, a região é monitorada 24h por equipes da prefeitura. De janeiro a dezembro de 2020, a gestão estima que mais de 3.500 filhotes foram soltos.

"Sei os horários, mais ou menos, e os dias que elas estão subindo. Nesses dias eu passo de manhã, à tarde ou à noite para fazer o monitoramento. Com isso, consigo localizar, já sabendo quais são as tartarugas que chegam à nossa costa no período de outubro a fevereiro", disse Artoni.

Além dos moradores locais, alguns órgãos também acionam o representante da Semag quando veem a movimentação das tartarugas, como a polícia e o Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (GAMA).

O especialista explica que a mesma tartaruga pode colocar de três a seis ninhos em uma única temporada, que acontece de setembro a maio. Em Jaboatão, são em torno de 26 ninhos por ano. Já os ovos levam de 45 a 70 dias para eclodir; assim, as tartarugas de Anitta devem nascer após o dia 25 de fevereiro, a depender da temperatura do local.

Tags

Autor