BALANÇO

Em seis horas, Recife registra chuva esperada para dez dias durante março

O mês de março possui uma média histórica de 212,20 milímetros de precipitação. Só nesta segunda, choveu 72,20 mm

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 01/03/2021 às 12:10 | Atualizado em 01/03/2021 às 12:25
Notícia
X

"São as águas de março fechando o verão". A célebre música brasileira escrita por Tom Jobim nunca fez tanto sentido para o Recife como nesta segunda-feira, 1º de março, que registrou, em média 72,20 milímetros de chuva. A precipitação acumulada equivale a cerca de 10 dias de chuva esperada para o mês, que possui uma média histórica de 212,20 mm de precipitação.

A Prefeitura do Recife diz ter mobilizado, dentro dos serviços da Ação Inverno 2021, cerca de mil profissionais de várias secretarias e órgãos para minimizar os impactos causados. A reportagem do JC identificou diversos pontos de alagamento, que causaram trânsito intenso em muitas localidades da cidade, como na Rua Esmeraldino Bandeira, nas Graças; na Rua Amélia e na Rua do Espinheiro, no Espinheiro; na Rua Teles Júnior, no Rosarinho, todas na Zona Norte. Na Zona Sul, foram registrados alagamentos na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, por exemplo.

Segundo a Defesa Civil do Recife, foram registradas apenas ocorrências leves durante a manhã, sendo 35 solicitações de vistorias e 60 pedidos de colocação de lonas plásticas. As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h por dia.

A gestão afirma que equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores de trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) trabalham em áreas que foram afetadas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Da 0h às 10h30 desta segunda-feira (1), foram registrados três acidentes de trânsito com vítima, nenhuma fatal. No período, a CTTU registrou ocorrências em 25 semáforos, dos quais oito já foram atendidos.

Veja as imagens de pontos de alagamento nas Zonas Sul e Norte do Recife

Já a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) registrou neste intervalo três ocorrências de quedas de árvores, sendo duas quedas parciais, de galhos, na Rua dos Navegantes, em Boa Viagem, e outra próxima ao Procape, em Santo Amaro, e uma queda total na Rua Ramiz Galvão, no Arruda. A prefeitura afirma que as equipes da Emlurb já estão atuando nas ocorrências.

A Emlurb também realizou a desobstrução de alguns pontos de acúmulo de água. Caminhões equipados com jato de sucção atuaram em diversas vias da cidade, a exemplo das avenidas Boa Viagem, Agamenon Magalhães, Mascarenhas de Moraes, Conselheiro Aguiar, Caxangá, General San Martin, Rosa e Silva, Rui Barbosa, além da Estrada dos Remédios, rua das Crioulas, rua Cardeal Arcoverde e rua Amélia.

Confira os locais onde mais choveu em Pernambuco

De cinco pontos de monitoramento da Apac no Estado que somaram mais chuva, três estão localizados na capital pernambucana. 

  1. No acumulado das últimas 24h, entre 9h40 da manhã do domingo e o mesmo horário desta segunda, o ponto onde mais choveu foi o Porto do Recife, somando 72,60mm nas últimas 24h. Do total, 72,20mm de precipitação aconteceu só nas últimas 12h.
  2. Logo em seguida vem Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, choveu 64,22mm milímetros nas últimas 24h. Só nas últimas seis horas, choveu 40,02mm milímetros.
  3. Em Santo Amaro, no Centro do Recife, o acumulado foi de 63,69mm. Toda essa precipitação aconteceu nas últimas seis horas.
  4. No Alto Mandu, no Recife, apenas nas últimas seis horas choveu 60,21mm.
  5. Depois, está Jaguaribe, em Escada. Na localidade, a chuva acumulada foi de 58,98mm nas últimas 24h.

Made with Flourish

Tags

Autor