Coronavírus

Morre, vítima da covid-19, Luiz Ceará, dono do restaurante Arriégua

Ele faleceu às 11h30 deste domingo (07), aos 72 anos de idade. Luiz Ceará foi um dos grandes amigos do sanfoneiro Dominguinhos

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 07/03/2021 às 17:39 | Atualizado em 07/03/2021 às 18:30
Notícia
X

Faleceu na manhã deste domingo (7), por volta das 11h30, o empresário Luiz Moraes Mota, conhecido em Pernambuco como Luiz Ceará. Ele tinha 72 anos e estava internado há mais ou menos dez dias na UTI do Hospital São Marcos com covid-19. Dono do Arriégua, restaurante na Cidade Universitária frequentado por músicos, artistas, compositores e poetas, Luiz Ceará transformou o espaço num ponto de divulgação da cultura e da culinária nordestinas. O empresário deixa três filhos.   

>> Forrozeiros lembraram Dominguinhos no Arriégua

Luiz Moraes Mota recebeu o apelido porque ele veio do Ceará para estudar economia no Recife. Formou-se na área e trabalhou durante muitos anos como professor. Após a aposentadoria, decidiu abrir o restaurante Arriégua para divulgar a gastronomia nordestina. O lugar se transformou em um point de cantores e músicos, tendo Dominguinhos como um dos mais assíduos. Os dois se tornaram amigos e o sanfoneiro costumava comandar almoços com mais de 20 convidados, até mesmo depois de saber que estava com câncer. 


SAUDADE

Quando estava vivo, Luiz Ceará contava que passou oito anos realizando o aniversário de Dominguinhos no Arriégua, com ou sem a presença dele. Em 2013 chegaram a fazer uma missa celebrada pelo padre Josenildo e depois uma festa com mais de 20 sanfoneiros. Durante anos, a cadeira de Dominguinhos ficou vazia, mas ele nunca deixou de ser lembrado. Agora, o Arriégua vai sentir a falta de seu fundador e defensor da cultura nordestina, mas a sua memória também será lembrada como um homem de tradição e que fez história.  


Tags

Autor