Pernambuco decreta situação de emergência em 55 municípios por causa da estiagem no Agreste
Governo do Estado reconheceu que os moradores das localidades afetadas ''não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos'' causados pela seca
O Governo de Pernambuco reconheceu a situação de emergência para 55 municípios do Agreste do Estado devido à estiagem. O decreto, que é necessário para que as localidades recebam recursos e auxílio, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça-feira (16) e vale por 180 dias. Assim, a situação de emergência durará até o mês de setembro de 2021.
- Confira o Especial "Agreste seco"
- Pernambuco decreta situação de emergência em 54 municípios por causa da estiagem no Sertão
- Veja a previsão do tempo para esta terça-feira (16) em Pernambuco
Há uma semana, na terça-feira (9), o governo já havia decretado a situação de emergência em 54 cidades do Sertão Pernambucano. Em ambas situações, as decisões levaram em consideração a seca prolongada e também a chuva insuficiente para minimizar os impactos ocasionados pela situação em anos anteriores. Os documentos assinados pelo governador Paulo Câmara (PSB) apontaram, também, que os moradores das localidades afetadas "não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos, haja vista a situação socioeconômica desfavorável da região".
Equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco foram deslocadas para todos os municípios da região e realizaram o levantamento da situação de cada um para possível inclusão na lista.
Conforme a publicação, "compete ao Estado a preservação do bem estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas por eventos adversos, bem como a adoção imediata de medidas para enfrentar situações emergenciais". Desta forma, os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas devem adotar as medidas necessárias em conjunto com órgãos municipais.
O indicador aponta também que, em janeiro de 2021, Pernambuco teve um aumento na área que atravessa um período de seca demorada, especialmente na região leste do estado, devido à combinação de chuvas abaixo da normalidade e temperaturas acima da média no último trimestre. É nesta região onde ficam as cidades contempladas com a situação de emergência.
Municípios em situação de emergência
- Agrestina
- Águas Belas
- Alagoinha
- Altinho
- Angelim
- Belo Jardim
- Bezerros
- Bom Conselho
- Bom Jardim
- Brejão
- Buíque
- Cachoeirinha
- Caetés
- Calçado
- Canhotinho
- Capoeiras
- Caruaru
- Casinhas
- Cumaru
- Frei Miguelinho
- Gravatá
- Iati
- Itaíba
- Jataúba
- João Alfredo
- Jupi
- Jurema
- Lajedo
- Limoeiro
- Orobó
- Panelas
- Paranatama
- Passira
- Pedra
- Pesqueira
- Poção
- Riacho das Almas
- Sairé
- Salgadinho
- Sanharó
- Santa Cruz do Capibaribe
- Santa Maria do Cambucá
- São Bento do Una
- São Caetano
- São João
- São Joaquim do Monte
- Surubim
- Tacaimbó
- Taquaritinga do Norte
- Terezinha
- Toritama
- Tupanatiga
- Venturosa
- Vertente do Lério
- Vertentes