CLIMA

Dia de São José: geógrafo explica relação da data com a esperança de chuvas no Agreste e Sertão

Crença popular diz que se em 19 de março chover nas regiões, os moradores poderão contar com um inverno próspero

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 19/03/2021 às 12:07 | Atualizado em 19/03/2021 às 12:35
Notícia
X

Com informações da Rádio Jornal

Comemorado nesta sexta-feira (19), o Dia de São José traz consigo a esperança de um "bom inverno" para os agricultores. Dessa forma, a crença popular diz que se houver chuvas na data, será um sinal de um inverno próspero. Em Pernambuco, principalmente no Sertão, há ainda outra tradição: plantar o milho que será consumido nas festividades juninas, além do feijão.

Apesar da crença popular, a ciência aponta que a relação entre o Dia de São José com as chuvas não passa de uma coincidência. "No dia 20 ou às vezes 21 de março o sol aparentemente passa sobre nós e particularmente na Linha do Equador. A partir desse momento, os sistemas atmosféricos começam a mudar, uma dessas mudanças é a migração para o Sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o que determina as chuvas", explicou o geógrafo Lucivânio Jatobá.

>> Apesar das últimas chuvas, alguns reservatórios da Compesa no Grande Recife não acumularam água

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), essa quinta-feira tem sido de poucas chuvas em Pernambuco. Apenas os municípios de Caruaru, São Lourenço, Moreno, Maraial, Recife, Olinda e Camaragibe registraram chuvas nas primeiras horas do dia, porém elas foram rápidas e com intensidade fraca.

Infelizmente, as expectativas para o Agreste e Sertão nordestino para os próximos dias não são boas. Isso porque o Oceano Atlântico Sul está mais frio. "Quando isso acontece, a ZCTI não consegue descer como deveria. Dessa forma, não vamos ter inverno bom no semiárido. Irá chover um, dois ou três dias, mas não será um inverno como deveria ser", declarou o geógrafo.

Mesmo com essa previsão, o especialista aponta que caso não chova nesse Dia de São José, não significa que não há mais esperança, já que tudo depende da temperatura do Oceano Atlântico. "Se não chover hoje, não quer dizer que não vai mais chover no resto do mês de março ou em abril. Pode ser que haja uma mudança de anomalias da temperatura do oceano e chova muito em abril. Vai depender da dinâmica do Oceano Atlântico, particularmente do Oceano Atlântico Sul", finalizou o geógrafo.

Tags

Autor