Covid-19: Saúde autoriza recursos para mais 15 leitos de UTI pediátrica em Pernambuco
O valor do repasse mensal será de R$ 720 mil
O Ministério da Saúde autorizou, nesta quarta-feira (24), o repasse de recursos para abertura de mais 15 leitos de UTI pediátrica para atendimento de pacientes com sintomas graves da covid-19 em Pernambuco. A autorização tem caráter excepcional e temporário e contempla Recife e Olinda. O valor do repasse mensal será de R$ 720 mil, retroativo à competência de março de 2021.
A abertura dos novos leitos pode ajudar a desafogar o sistema de saúde das duas cidades, que beira o colapso, frente à um período de aumento nos contágios e internações pela covid-19.
"Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas", revelou o órgão em comunicado.
Para receber a autorização e o custeio dos leitos, os estados e municípios interessados, através de suas secretarias de saúde, devem se cadastrar na plataforma SAIPS, observando os requisitos necessários. Caso a solicitação seja aceita, o Ministério da Saúde garante a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades de terapia intensiva.
Outros 200 leitos
O governador Paulo Câmara (PSB) informou, durante pronunciamento nesta quarta-feira (24), que mais 200 leitos para pacientes com covid-19 serão abertos em Pernambuco nos próximos dias. O Estado, em quarentena até o dia 28 de março, tem hospitais pressionados, com alta taxa de ocupação das vagas de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
"Por mais que tenhamos aberto mais de 400 leitos de UTI em menos de um mês e que vamos abrir mais de 200 novos leitos nos próximos dias, não vamos interromper essa aceleração da covid-19 sem passar por esse período de quarentena", disse o gestor estadual.
O governador lembrou que, há aproximadamente um ano, o Estado registrava a primeira morte em decorrência da doença. De março de 2020 até hoje, já foram contabilizados 11.807 óbitos. "Temos nesse momento 1.325 pessoas internadas em leitos de UTI por causa da covid-19. É um quadro grave, de emergência sanitária, que precisa ser enfrentado com todos os recursos materiais e humanos disponíveis, para que mais vidas não sejam perdidas", afirmou.
No pronunciamento, Paulo Câmara anunciou também o início da distribuição de mais de 1,5 milhão de agulhas e seringas aos municípios pernambucanos e ressaltou a importância da população cumprir os protocolos sanitários.
"No último domingo, tivemos 55% de isolamento social, maior patamar registrado este ano. Agradeço a todos que compreenderam a importância de dar a sua contribuição, mesmo com todos os sacrifícios de um ano de pandemia. Precisamos aumentar os índices de isolamento para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde. Evite sair de casa. Se for necessário sair, use máscara o tempo todo. Essas atitudes simples salvam vidas", disse