CRIME

"Causou perplexidade em cada um de nós", diz chefe da Polícia Civil sobre morte de delegado em Jataúba

O delegado Anderson Liberato, aos 32 anos, foi assassinado nesse sábado (17), quando tentava cumprir dois mandados de prisão em Jataúba

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 18/04/2021 às 18:35 | Atualizado em 18/04/2021 às 20:38
Notícia
X

Em mensagem divulgada à imprensa, o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão, afirmou que a morte do delegado Anderson Liberato, aos 32 anos, causou perplexidade à instituição. O profissional, titular da delegacia de Brejo da Madre de Deus, foi assassinado nesse sábado (17), quando tentava cumprir dois mandados de prisão em Jataúba, também no Agreste, contra um homem e uma mulher.

"A Polícia Civil de Pernambuco foi atacada gravemente em seu corpo policial e a morte do Delegado de Polícia Flávio Anderson Liberato Alves do Nascimento causou perplexidade em cada um de nós. A tragédia aconteceu em mais um dia de trabalho do jovem delegado e sua equipe, os quais buscavam prender um homicida que desafiava as leis e o Estado", diz um trecho da nota.

O suspeito da morte do delegado é José Carlos de Santana, de 43 anos, alvo do mandado de prisão. Ele teria atirado contra o policial e iniciado uma troca de tiros. O delegado chegou a ser levado para a Unidade Mista Ana Argemira Correia, em Jataúba, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu no local. Também baleado, o suspeito foi morto em uma ambulância na BR-104, em Caruaru, por homens armados que interceptaram o veículo.

O chefe da Polícia Civil destacou ainda, em sua mensagem, que os policiais "saberão honrar a morte do delegado Anderson, defendendo e preservando os ditames legais, dedicando-se à incansável missão de
prevenir, apurar e reprimir". 

"O momento é de muita dor, nos cabendo amparar os familiares e amigos, confortar os colegas, buscar forças, seguir o exemplo de Anderson: jamais desistir", acrescentou.

Nesta segunda-feira (19), dia em que o delegado será sepultado, em Fortaleza, capital do Ceará, a Polícia Civil de Pernambuco prestará a última homenagem, entregando a Medalha de Mérito Policial Civil para a mãe de Anderson.

Leia a íntegra da mensagem do chefe da Polícia Civil

A Polícia Civil de Pernambuco foi atacada gravemente em seu corpo policial e a morte do Delegado de Polícia Flávio Anderson Liberato Alves do Nascimento causou perplexidade em cada um de nós.

A tragédia aconteceu em mais um dia de trabalho do jovem Delegado e sua equipe, os quais buscavam prender um homicida que desafiava as leis e o Estado.

O policial por vocação cumpria suas atividades com compromisso, disciplina, ética, lealdade, perseverança, profissionalismo e solidariedade, valores institucionais, sendo cumpridor do juramento prestado no ato de sua posse: servir e proteger a sociedade.

Foi atingido em combate, e nós, indivíduos habituados aos confrontos e conflitos, nos deparamos com a dura realidade de um GUERREIRO policial que tombou na guerra contra a violência.

Os criminosos teimam em desafiar as forças estatais e a perda de um colega com perspectiva de um futuro brilhante nos entristece, mas não nos faz recuar. Ao contrário, estaremos ainda mais firmes, unidos e fortes.

As categorias que integram a PCPE são compostas por homens e mulheres de bem, que habituados às intempéries diárias, saberão honrar a morte do Delegado Anderson, defendendo e preservando os ditames legais, dedicando-se à incansável missão de prevenir, apurar e reprimir.

O momento é de muita dor, nos cabendo amparar os familiares e amigos, confortar os colegas, buscar forças, seguir o exemplo de ANDERSON: jamais desistir.

São muitas as homenagens que, representando a instituição, temos recebido, todas em reconhecimento aos valores do Delegado Anderson. As polícias civis do país, representações dos magistrados, policiais federais, ministério publico, e forças policiais do nosso Estado, além das mais diversas autoridades administrativas e políticas, nos encaminharam condolências, as quais serão repassadas à família.

É importante dizer que, por ocasião do aniversário da nossa instituição, por tradição, entregamos a nossa mais alta comenda àqueles que se destacaram institucionalmente e contribuíram para o engrandecimento e fortalecimento da Policia Civil de Pernambuco. Não poderíamos deixar de fazer justiça e reconhecer o mérito do Delegado de Polícia Flávio Anderson Liberato Alves do Nascimento. Faremos a entrega da Medalha de Mérito Policial Civil à sua mãe, quando da última homenagem que prestaremos nessa segunda feira em Fortaleza, por ocasião do seu sepultamento.

Nehemias Falcão de Oliveira Sobrinho Chefe de Polícia

Tags

Autor