LAZER

Praias, parques e ciclovias podem ser opções de lazer no Grande Recife neste fim de semana

Independente do passeio, a diversão só pode acontecer mediante respeito aos protocolos de segurança que visam a contenção do contágio pelo novo coronavírus

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 23/04/2021 às 12:49 | Atualizado em 23/04/2021 às 12:49
Notícia
X

Em Pernambuco, o decreto em vigor não permite que cinemas, parques temáticos, museus e equipamentos culturais estejam funcionando. O lazer dos pernambucanos para este fim de semana, no entanto, pode ficar por conta de passeios em praças, parques ou no litoral. Além disso, ciclovias e ciclofaixas funcionam normalmente. 

Independente do passeio, a diversão só pode acontecer mediante respeito aos protocolos de segurança que visam à contenção do contágio pelo novo coronavírus.

>> Pernambuco divulga novo plano de convivência com a covid-19 até 9 de maio; veja as mudanças

CICLOVIAS E CICLOFAIXAS

Ciclovias e ciclofaixas permanentes do Recife continuam sem restrições para uso e podem ser aproveitadas livremente pelos ciclistas neste fim de semana. Entre elas, a maior ciclovia da capital, a da Avenida Boa Viagem, batizada pelo município de Ciclovia Orla, com quase oito quilômetros.

As ciclofaixas móveis, aquelas instaladas para o lazer nos dias de domingo e feriados estaduais e nacionais, também podem ser utilizadas por toda a família nestes dias de descanso.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
A maior ciclovia da capital, a da Avenida Boa Viagem, batizada pelo município de Ciclovia Orla, com quase oito quilômetros, estará liberada - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

As mesmas regras, é importante lembrar, valem para todas as cidades da Região Metropolitana do Recife que têm algum tipo de equipamento permanente para ciclistas. É o caso de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, por exemplo.

PRAIAS

DAY SANTOS/JC IMAGEM
Ano começa com um feriadão: o 1º de janeiro, dia da Confraternização Universal, vai cair em uma sexta-feira - DAY SANTOS/JC IMAGEM

Respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metros e usando a máscara de proteção quando não estiver na água, o pernambucano pode aproveitar muito bem o litoral no sábado (24) e domingo (25). Apesar disso, o uso de guarda-sol e cadeiras, está proibido, bem como o comércio na areia da praia e o consumo de comidas e bebidas. 

SHOPPINGS

Quem quiser realizar compras e passeios nos shopping centers da RMR, também pode. É necessário, no entanto, o uso obrigatório da máscara e a higienização frequente com álcool 70%, que deve ser disponibilizado pelos próprios centros de compras. Além disso, a temperatura corporal individual deverá ser aferida na entrada dos shoppings. Nos finais de semana e feriados, o horário de funcionamento é de 9h às 17h. 

RESTAURANTES

Os que optarem o fim de semana para curtir experiências gastronômicas, podem, e devem aproveitar o grande leque de possibilidades. Os clientes, no entanto, devem respeitar o horário de funcionamento dos serviços de alimentação, das 9h às 17h nos finais de semana. 

Além disso, as mesas devem respeitar um limite máximo de 10 pessoas, e dispor de distanciamento mínimo de 1,5 metros entre uma mesa e outra. Enquanto sentados realizando refeições, os clientes podem tirar as máscaras, mas precisam repor sempre que forem circular pelo o estabelecimento.

O funcionários devem limpar e higienizar mesas, cadeiras, superfícies de comer, como bandejas, após o uso de cada cliente e disponibilizar álcool 70% para todos os presentes.

NOVAS MEDIDAS A PARTIR DE SEGUNDA

O Governo de Pernambuco anunciou, no início da tarde desta quinta-feira (22), que irá estender as atuais restrições do Plano de Convivência com a Covid-19 até o dia 9 de maio, porém, com algumas alterações que serão realizados a partir da próxima segunda (26). Entre as mudanças, está a ampliação no horário de funcionamento das atividades econômicas em geral e a liberação do comércio de praia, de segunda a sexta-feira.

A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 realizada nessa quarta (21). Em pronunciamento, o governador Paulo Câmara informou que os números das últimas três semanas indicam uma estabilização de casos, internações e óbitos devido ao novo coronavírus em Pernambuco, mas com percentuais ainda em um patamar alto.

Na prática, o comércio de praia será autorizado, de segunda a sexta, das 9h às 16h, e continuará proibido nos finais de semana. O comércio dos bairros terá mais flexibilidade de funcionamento e poderão abrir a partir das 8h, de segunda a sexta. As que optarem por esse horário precisarão encerrar as atividades às 18h. Quem optar por abrir às 9h, fechará às 19h. Já quem abrir às 10h terá que fechar às 20h.

Nos fins de semana, os estabelecimentos que abrirem às 10h poderão funcionar até as 18h, e os que abrirem às 9h continuarão encerrando as atividades às 17h.

Tags

Autor