Governo federal promete envio de 40,6 mil doses de CoronaVac para Pernambuco
Vacinas são destinadas para a aplicação da segunda dose
O Ministério da Saúde (MS) informou, nesta sexta-feira (7), que estará enviando mais 40,6 mil doses da vacina CoronaVac ao Estado de Pernambuco. Produzido no Brasil pelo Instituto Butantan, o novo lote é destinado apenas para a aplicação da segunda dose do imunizante contra a covid-19. Segundo a pasta, desde o início da campanha de vacinação, o estado já recebeu 3 milhões de doses.
- Atrasar aplicação da 2ª dose da CoronaVac em alguns dias não prejudica eficácia, diz médico
- Ao menos sete capitais já atrasam aplicação de segunda dose da CoronaVac
- Sem CoronaVac, Paulista interrompe aplicação de 2ª dose da vacina contra covid-19
- Pesquisa revela que 1,3 mil municípios ficaram sem a segunda dose da CoronaVac
A previsão é de que todas as unidades federativas recebam os imunizantes a partir desta sexta-feira. No total, a pasta está distribuindo quase 1 milhão de doses da CoronaVac, para completar os esquemas vacinais de mais de 900 mil pessoas em todo o País. Estão sendo enviadas doses para ajuste no esquema ou continuidade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO).
De acordo com o MS, a estratégia de distribuição de vacinas contra a sovid-19 é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. "O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante", disse. No caso da vacina da Sinovac, o intervalo entre as doses é de quatro semanas.
O Ministério da Saúde reforçou o pedido para que a população tome a segunda dose dos imunizantes, mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, para assegurar a proteção adequada contra a doença.
Até esta sexta, o governo do Estado diz que já aplicou 2.181.457 vacinas contra a covid-19, das quais 1.457.013 foram primeiras doses. No total, 724.444 pessoas finalizaram o esquema vacinal.