TRÂNSITO

Itaquitinga, na Zona da Mata de Pernambuco, dá adeus a prefeito morto em capotamento

Pablo Moraes (PSD) morreu na noite de sábado (8), após perder controle do carro na PE-52, entre Itaquitinga e o município de Nazaré da Mata

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 09/05/2021 às 17:43 | Atualizado em 09/05/2021 às 21:52
Notícia
X

Itaquitinga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, deu adeus na tarde deste domingo (9/5) ao prefeito da cidade, Pablo Moraes (PSD), que morreu após perder o controle do carro que dirigia na noite de sábado (8), na PE-52, rodovia que liga o município a Nazaré da Mata, na mesma região. O corpo do prefeito de apenas 38 anos seguiu em cortejo pela cidade, reunindo cerca de 2 mil pessoas, além de carros. O caixão estava dentro de um carro de funerária. Por conta da chuva, não foi possível seguir co planejado, e seguir o cortejo em carro aberto, do Corpo de Bombeiros.

DIVULGAÇÃO
Pablo Moraes ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Regional Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, mas não resistiu aos ferimentos - DIVULGAÇÃO

Pablo Moraes estava sozinho no veículo, saindo de Itaquitinga para ir até o município de Carpina, na mesma região, quando aconteceu o evento de trânsito. Segundo informações extra-oficiais, o prefeito teria desviado de uma motocicleta que trafegava no sentido contrário e perdeu o domínio do veículo. Estaria sem cinto de segurança e com os faróis apagados, o que dificultou a visualização da moto.

 

Pablo Moraes ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Regional Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Estava no segundo mandato de prefeito. Comandou o Executivo municipal entre 2012 e 2016 e venceu as últimas eleições, em 2020. As causas do capotamento deverão ser investigadas pela Delegacia de Polícia Civil de Nazaré da Mata.

SUBSTITUTO
Com a morte do prefeito Pablo Moraes, quem assume, por determinação do Regimento Eleitoral, é o seu irmão e vice-prefeito, Patrick José de Oliveira Moraes (PSD), de 36 anos. Esse era o segundo mandato de Pablo. Pablo e Patrick são filhos de José Vidal de Moraes, conhecido por Zeca, que por três vezes foi prefeito de Itaquitinga. Ele faleceu em 2017, aos 70 anos, após uma cirurgia do coração. A posse de Patrick, como prefeito da cidade, será realizada na próxima semana.

Ulisses Gadêlha
Cortejo percorreu toda a cidade de Itaquitinga no fim da tarde deste domingo (9) - Ulisses Gadêlha

REPERCUSSÃO
Em nota, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, lamentou profundamente a morte do prefeito de Itaquitinga, Pablo Moraes. "Pablo Moraes vem de uma família dedicada à política na Mata Norte e estava no segundo mandato à frente da Prefeitura de Itaquitinga. Minha solidariedade à família e aos amigos", escreveu.

Pelas redes sociais, o vice-presidente do PSD de Pernambuco, deputado estadual Joaquim Lira, lamentou a morte do prefeito de Itaquitinga. "São momentos como esses que percebemos como a vida é frágil. Vá com Deus, Pablo. Você foi um grande homem e construiu um grande legado", diz a publicação.
O ex-prefeito de Itaquitinga Geovani Oliveira também divulgou uma nota sobre a morte de Pablo Moraes. "Fomos adversários, mas sempre mantivemos um respeito mútuo e acima de tudo tivemos uma cordialidade verdadeira mostrando que os embates era eleitorais, nunca e jamais no campo pessoal", disse.

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) afirmou que "externa com muito pesar o falecimento precoce" do prefeito. "Pedimos para que Deus conforte os seus familiares, amigos e os munícipes de Itaquitinga neste momento de tanta dor".

Tags

Autor