SAÚDE

Bebê de 20 dias intubado e sedado espera por vaga na UTI no Hospital Barão de Lucena, no Recife

Por enquanto, a criança é mantida na emergência pediátrica da unidade de saúde, que está repleta de pessoas positivadas para a covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 11/05/2021 às 14:02 | Atualizado em 11/05/2021 às 21:38
Notícia
X

Com informações da TV Jornal

A matéria foi atualizada às 19h09 com a informação de que a criança foi transferida para um leito de UTI do Hospital Barão de Lucena. A informação foi repassada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco

 

Um bebê de apenas 20 dias espera desde a última semana por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Barão de Lucena (HBL), na Iputinga, Zona Oeste do Recife. A criança, que está intubada e sedada, é mantida na emergência pediátrica da unidade de saúde, que está repleta de pessoas positivadas para a covid-19. A denúncia acontece dias após o JC noticiar que a alta de infectados pelo novo coronavírus causou um cenário de superlotação no HBL, referência no atendimento a bebês e crianças com sintomas respiratórios. 

Segundo o pai do menino, Thiago Monteiro, ele apresentou sintomas como cansaço, secreção e dificuldade para respirar na última terça-feira (4), e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento de Engenho Velho, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Lá, os médicos teriam afirmado que o quadro da criança exigia um suporte médico maior, e que seria necessária a transferência.

“Então, encaminharam para o Barão de Lucena. No domingo (9) agora ele teve uma parada cardíaca e voltou, graças a Deus. Ele está precisando da UTI, não está conseguindo respirar e está no tubo de oxigênio”, relatou o pai, Thiago.

A criança testou negativo para o novo coronavírus, mas, enquanto um leito de UTI não surge, o pai teme uma piora no estado de saúde. Já que, segundo ele, o menino está em uma ala onde há muitas crianças com o quadro.

“Tem gente lá com suspeita, onde ele está, e não sei se ele está contaminado ou não. Meu medo é perder meu filho do jeito que ele está lá, todo intubado e sedado”, desabafou.

A presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Cláudia Beatriz, disse que vem acompanhando de perto a situação, e revelou alta demanda de pacientes no local, falta de equipamentos e exaustão da equipe hospitalar.

“Na última sexta, a gente tomou informação de que pacientes aguardavam para serem intubados, faltavam equipamentos para isso. O Barão de Lucena permanece aberto na central de regulação de leitos, então vão chegando pacientes cada vez mais graves. É um momento de muita angústia, a equipe está extremamente exausta - porque além do trabalho físico e técnico, tem também o desgaste causado pela impotência de dar resposta a quem está chegando”, relatou.

Por nota, a direção do Hospital Barão de Lucena (HBL) informou que o paciente “está recebendo a devida assistência da equipe multiprofissional do serviço para monitoramento e melhora do quadro clínico. Destaca-se que o processo de oferta de leitos de terapia intensiva junto à Central de Regulação estadual é dinâmico e se renova a todo o momento. Tão logo surja um leito que atenda as especificidades de assistência para o paciente, este será encaminhado”. Por fim, afirmou que o bebê “segue fazendo uso de terapia com antibiótico e em suporte ventilatório”, e que seu “quadro geral de saúde é considerado estável”.

A família tem em mãos um documento assinado por um dos médicos da unidade para encaminhar o caso ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A reportagem entrou em contato com o órgão, e atualizará esta matéria quando tiver um posicionamento.

Tags

Autor