Agreste

Garanhuns adota medidas mais rígidas, proíbe consumação na feira livre e passageiros em pé nos transportes por conta da covid-19

Novas medidas restritivas para o Agreste de Pernambuco entraram em vigor nesta terça-feira (18) e Garanhuns decidiu ampliá-las

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 18/05/2021 às 14:16 | Atualizado em 18/05/2021 às 14:58
Notícia
X

No mesmo dia em que o Governo de Pernambuco oficializa as restrições mais rígidas em 53 cidades do Agreste, a Prefeitura de Garanhuns, nesta terça-feira (18), anunciou que, até o término da vigência do Decreto Estadual, em 31 de maio de 2021, serão seguidos as determinações estaduais e algumas providências serão ampliadas. Entre elas, a proibição do consumo de qualquer tipo de alimento ou bebida, assim como a comercialização de bebida alcoólica, nos locais onde são realizadas as feiras livres.

Para evitar o risco de proliferação e contágio do coronavírus, a prefeitura destaca no decreto (nº 43/2021), que só será permitida a circulação de pessoas nos logradouros onde são realizadas as feiras livres que estiverem usando máscara de proteção. Além disso, o transporte público está proibido de circular na cidade com passageiros em pé. 

>> Decreto que impõe restrições mais rígidas em 53 cidades do Agreste de Pernambuco é publicado; veja detalhes

>> No mesmo dia, Pernambuco ultrapassa as 15 mil mortes por covid-19 e tem 3º maior registro de casos em 24h

>> Covid-19: pressionado pela aceleração da pandemia, principal hospital do Agreste de Pernambuco está no limite, sem vaga livre de UTI

Nas feiras, apenas será permitida a comercialização dos seguintes produtos: frutas; verduras; carnes de boi, porco, aves, peixes, e frios em geral; tubérculos, a exemplo da batata inglesa, rabanete, inhame, etc.; cereais; laticínios; ovos e produtos de limpeza em geral.

"Fica estabelecido que as feiras livres encerrarão as suas atividades em até, no máximo, as 13h00min do seu dia de realização, quando então não mais será permitido o ingresso de pessoas nos corredores de acesso, devidamente sinalizados pela Guarda Municipal de Garanhuns", diz trecho do decreto municipal assinado pelo prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB).

No Instagram, o prefeito pediu que a população use máscara e álcool. "É importante que a população de Garanhuns possa cooperar nesse momento tão difícil, em que o índice de contágio vem crescendo e chegou a atingir 44% nas últimas semanas", afirmou Sivaldo. "Neste momento de esforço conjunto, se faz necessário novas medidas para diminuirmos os altos índices apresentados nas últimas semanas no município, com 100% dos leitos de UTI e 90% dos leitos de retaguarda ocupados, crescimento do número de infectados e, infelizmente, de óbitos. Resolvemos ir além das medidas do decreto estadual, pois entendemos que precisamos fortalecer o combate à pandemia em nosso município", completou o gestor.

Agreste

As restrições mais severas foram anunciadas no último sábado (15), pelo governador Paulo Câmara (PSB), para tentar conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Recentemente, a 2ª Macrorregião de Saúde, que engloba a 4ª e a 5ª Regionais de Saúde, com sedes em Caruaru e Garanhuns, respectivamente, assistiram ao crescimento de casos e mortes pela doença, além da alta na taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes infectados pelo vírus.

Confira como fica o funcionamento dos serviços em Garanhuns com as medidas adotadas:

Na cidade, escolas, faculdades e cursos não podem realizar aulas presenciais. De segunda-feira a sexta-feira, é permitido o funcionamento de lojas de material de construção; serraria; estivas; tinta e insumos; ferro e ferragens; entre 7h e 15h. Esses estabelecimentos precisam fechar as portas no fim de semana.

Já o comércio de confecções, calçados, joias, bijuterias, tecidos, aviamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, óticas, cosméticos e perfumaria, escritórios comerciais e prestação de serviço, ração animal, pet shops e produtos veterinários (não se aplica a clínicas veterinárias), oficinas e similares, concessionárias e agências de automóveis funcionam entre 9h e 17h, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana, esses serviços estarão fechados.

Lojas em galerias, bares, lanchonetes, restaurantes, delicatessen, conveniências e similares, funcionarão de 10h às 18h; também fechados nos fins de semana.

Supermercados e padarias poderão funcionar todos os dias, sendo de segunda à sexta-feira, entre 6h e 20h. Já nos sábados e domingos, de 6h às 18h.

Igrejas e academias, conforme o decreto estadual, funcionarão até ás 18h, de segunda-feira à sexta-feira, e estarão fechadas nos fins de semana.

Tags

Autor