Decreto

Parques e ciclofaixas poderão funcionar nos finais de semana no Grande Recife? Veja o que diz o decreto

Medidas visam diminuir a curva de contágio e mortes causadas pela covid-19 em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 25/05/2021 às 6:59 | Atualizado em 26/05/2021 às 16:07
Notícia
X

Os finais de semana serão de restrições mais rígidas no Grande Recife. O Governo de Pernambuco anunciou, na noite dessa segunda-feira (24), o endurecimento nas medidas de isolamento na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Zona da Mata, com regras específicas para cada uma. Com isso, no Grande Recife, os equipamentos de lazer de acesso público, como parques, ciclofaixas de turismo e lazer instaladas aos domingos e feriados e os calçadões das praias não poderão funcionar nos sábados, domingos e feriados. As ciclovias fixas, como a da Avenida Boa Viagem, estão permitidas normalmente.

As medidas visam diminuir a curva de contágio e mortes causadas pela covid-19. O decreto com as novas regras foi publicado nesta terça-feira (25) e começa a valer já na próxima quarta (26). As restrições são válidas até o dia 6 de junho.

ARTES JC
Decreto do Governo é válido a partir desta quarta-feira (26) - ARTES JC

ARTES JC
Decreto do Governo é válido a partir desta quarta-feira (26) - ARTES JC

De acordo com o decreto, na macrorregião 1, que contempla a Região Metropolitana do Recife e cidades da Zona da Mata, apenas atividades permitidas poderão funcionar nos finais de semana. Os restaurantes só poderão disponibilizar a opção de pedidos de comida por meio de delivery. O acesso às praias só será permitido de segunda a sexta.

Portanto, nestas regiões, ficam proibidos de funcionar, aos finais de semana: escolas, universidades, públicas e privadas; escritórios comerciais e de prestação de serviços; clubes sociais, esportivos e agremiações; competições e práticas esportivas coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer; praias marítimas e fluviais, inclusive os calçadões e parques; ciclofaixas destinadas a atividades de lazer ou recreativas; shoppings centers e galerias comerciais. As restrições não se aplicam à realização de jogos de futebol profissional, desde que cumprido o protocolo específico e que não haja público. 

Medidas ainda mais rígidas no Agreste

Os 53 municípios das 4ª e 5ª Gerência Regional (Geres), que têm como cidades-sede Caruaru e Garanhuns (Agreste), e mais 12 cidades da 2ª Geres, com sede em Limoeiro, entrarão em quarentena rígida em todos os dias de semana. Já nas macrorregiões 3 e 4, ambas no Sertão do Estado, permanece o funcionamento das atividades em geral até 20h, de segunda a sexta-feira, e até 18h nos fins de semana.

Cidades em quarentena rígida

* As 12 cidades da 2ª Geres: Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim e Vertente do Lério

* Cidades da 5ª Geres: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhus, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha

* Cidades da 4ª Geres: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes

Tags

Autor