perda

Município em Pernambuco descarta 2,8 mil doses de vacinas contra a covid-19 após problema de refrigeração

Resultado de análise dos imunizantes após problema com a oscilação de temperatura da câmara de conservação no último dia 5 de abril foi insatisfatório para aplicação

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 26/05/2021 às 17:28 | Atualizado em 26/05/2021 às 19:18
Notícia
X

atualizada às 18h47

O Ministério da Saúde afirmou que as 2,8 mil doses de vacinas da Astrazeneca e CoronaVac de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, que estavam sob análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), foram classificadas como insatisfatórias, ou seja, não poderão ser utilizadas na população para prevenir a covid-19. Os imunizantes foram encaminhados ao instituto após haver um problema com a oscilação de temperatura da câmara de conservação onde os imunizantes estavam armazenados, no último dia 5 de abril.

De acordo com a pasta, as vacinas perdidas, que correspondem a 10% das doses distribuídas, já são previamente calculadas e supridas pelo Ministério da Saúde. "Outras perdas, que possam extrapolar àquelas já calculadas, devem ser observadas junto às esferas de origem (estados e municípios), que  remetem o registro, e são devidamente orientadas com relação ao protocolo correto de segurança a ser adotado", diz trecho da nota.

Procurada pelo JC a Prefeitura de São Bento do Una informou que, até as 18h40 desta quarta-feira (26), ainda não tinha sido notificada pelo Ministério da Saúde. 

Rumores de que as doses não poderiam ser utilizadas para imunizar a população contra o novo coronavírus já circulavam noite dessa terça-feira (25). Mais cedo, a Prefeitura de São Bento do Una disse não ter sido notificada sobre o resultado da análise.

"A Prefeitura de São Bento do Una informa que, até a presente data, não fora notificada pelo Ministério da Saúde ou pela IV Geres a respeito do resultado da avaliação de qualidade dos imunizantes que estavam armazenados na câmara de refrigeração onde apresentou oscilação de temperatura no dia 5 de abril de 2021, tendo apenas tomado conhecimento inoficiosamente por meio de matéria", havia declarado a gestão municipal.

A nota emitida pela Prefeitura de São Bento do Una informa ainda que a cidade recebeu 2.110 doses para substituir as que não puderam ser aplicadas e que, por conta disso, a campanha de vacinação do município não fora comprometida.

Entenda o caso

No dia 5 de abril, o município de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco, suspendeu a vacinação contra a covid-19. A paralisação se deu porque houve um problema com a oscilação de temperatura da câmara de conservação onde os imunizantes estavam armazenados. Com isso, cerca de 2.800 doses ficaram sob análise, que dirá se os imunizantes ainda podem ser utilizados.

Na ocasião, a secretária interina de Saúde de São Bento, Safira Demétrio, afirmou à Rádio Jornal que a cidade seguiu com o protocolo devido.

"Nós fomos iniciar o expediente e quando chegamos a nossa câmara estava evidenciando uma temperatura acima do que é preconizado para a vacinação. Fizemos todo protocolo legal e encaminhamos notificação para a IV geres", disse.

De acordo com o governo do Estado, até esta quarta-feira (26), Pernambuco totaliza 4.000.160 doses recebidas para imunização contra a Covid-19. Desse total, 1.925.170 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e outras 115.830 doses são da Pfizer//BioNTech.

 

 

Tags

Autor