PANDEMIA

Trabalhadores do Porto de Suape começam a ser imunizados contra a covid-19

Inicialmente, serão vacinados os operários que são mais expostos nas operações portuárias

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 31/05/2021 às 11:21 | Atualizado em 31/05/2021 às 15:43
Notícia
X

Com informações da TV Jornal

Começou nesta segunda-feira (31) a vacinação dos trabalhadores portuários no Porto de Suape. Esta é a primeira fase da vacinação do grupo, que foi liberada na semana passada pelo Governo de Pernambuco. Contudo, o primeiro dia de imunização foi marcado por aglomerações.

Wellington Lima
A expectativa é que até o fim da semana 4.500 operários sejam vacinados. - Wellington Lima

Os trabalhadores já tinham sido divididos em grupos previamente para facilitar a aplicação do imunizante. Inicialmente serão vacinados os que são maiores expostos nas operações portuárias, ou seja, aqueles que atuam diretamente nos cais e nos píeres.

A fila para receber a primeira dose da vacina começou bem cedo e logo ficou extensa. O primeiro lugar da fila foi garantido pelo coordenador de Logística Portuária Ivo Silva, que chegou ao local na madrugada da segunda-feira.

“Eu não dormi. Coloquei o celular para despertar às 3h30. Vi que deu 3h30 e vim", afirmou Ivo.

Wellington Lima
A fila para receber a primeira dose da vacina começou bem cedo e logo ficou extensa. - Wellington Lima

O grupo já fazia parte dos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO), mas teve o início da imunização garantido graças à chegada de novas doses do imunizante em Pernambuco, na última quarta-feira (24).

Segundo o diretor de meio ambiente e sustentabilidade do Porto, Carlos André Cavalcanti a aglomeração se deu por causa da grande quantidade de trabalhadores enviados ao local pelas empresas. "Nós tivemos uma programação com as empresas para que cada horário tivesse uma enviando os seus trabalhadores. O que aconteceu é que 3, 4 empresas mandaram ao mesmo tempo, logo no início da manhã, o que causou um certo tumulto", disse. "A ideia nos próximos dias é a gente organizar mais ainda", completou.

A expectativa é que até o fim da semana, 4.500 trabalhadores que atuam nos cais e píeres sejam vacinados.

Novas doses chegam em Pernambuco

Na última quarta-feira (24), cerca de 241.750 doses do imunizante Astrazeneca/Oxford chegaram em Pernambuco. As primeiras doses do imunizantes serão destinados aos trabalhadores de portos, mas também de pessoas com comorbidades e deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança, salvamento e aeroporto.

"Com as novas doses de vacinas que Pernambuco recebeu hoje poderemos atender 100% dos trabalhadores portuários e 78% dos aeroviários com a primeira dose. É mais um grupo prioritário que começamos a imunizar no Estado", afirmou Paulo Câmara, governador do Estado, na ocasião.

Tags

Autor