Zona Sul do Recife

Médico suspeito de atirar contra vizinhos em Boa Viagem deve ser encaminhado para hospital de custódia, conforme decisão judicial

Um médico de 54 anos foi detido suspeito de efetuar disparos de arma de fogo da varanda do próprio apartamento, em um prédio no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, contra três jovens de 19, 23 e 25 anos que também moram no local

Imagem do autor
Cadastrado por

Giovanna Torreão

Publicado em 25/06/2021 às 16:25 | Atualizado em 25/06/2021 às 21:19
Notícia
X

*Com informações da TV Jornal e Rádio Jornal

A Justiça de Pernambuco concedeu a liberdade provisória com uma medida cautelar para o médico de 54 anos que foi detido suspeito de atirar da varanda de um prédio no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, contra três jovens de 19, 23 e 25 anos que também moram no local, nessa quinta-feira (24), feriado de São João. Conforme determinação, o médico deve ser encaminhado para o hospital de custódia e tratamento psiquiátrico. Familiares e advogados estiveram no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, área central do Recife, onde acompanharam a audiência de custódia.

Advogado de defesa do médico, Rodrigo Lins explicou que a decisão foi satisfatória para a família. "Na verdade, a necessidade hoje do indiciado é justamente o tratamento psiquiátrico. Ele é um profissional, uma pessoa do bem, que não traz perigo nenhuma à sociedade, porém necessita dar início ao tratamento para voltar à sociedade de uma forma que não cause perigo a ninguém", considerou. Segundo o advogado, o médico "está um pouco ansioso, mas o início do tratamento vai ser bem satisfatório".

A previsão é de que o médico seja encaminhado para o hospital ainda no fim da tarde desta sexta-feira (25). Não há previsão sobre o tempo em que ele ficará internado. O médico, que tem porte de arma concedido pela Polícia Federal, está com o direito suspenso.

O caso

Os amigos contaram à reportagem da TV Jornal que estavam em uma área comum do edifício, quando perceberam o médico, na varanda, já com uma arma na mão. Os jovens ainda tentaram se abrigar, mas um deles e outra moradora ainda ficaram feridos por estilhaços. Os rapazes se mudaram para o prédio há pouco mais de seis meses, e ainda não se sabe a motivação do crime.


"[Ele estava] apontando pistola e começou a gritar ‘ajoelha, ajoelha’. A gente pensou que não era conosco, e quando menos esperamos ele começou a atirar. Foi quando a gente se abaixou, abriu a porta do condomínio e subimos. Quando fomos subir a escada da churrasqueira, que dá para o primeiro andar, ele já estava esperando a gente na janela do apartamento, foi quando eu o vi se inclinando com a pistola e disparando. O tiro passou bem perto de mim e do meu amigo", relatou o preparador de documentos Rafael Oliveira.

Em um vídeo feito pelas próprias vítimas, é possível ver marcas dos tiros nas paredes do condomínio. O supervisor de digitalização Olavo Damasceno, que ficou ferido no braço e na perna, está revoltado e com medo de que o suspeito possa ser solto na audiência de custódia. “Ele não deu tiro para [a gente] correr, não, ele deu para acertar. Ele é bom de tiro, ele sabia o que estava fazendo, ele não é doido, não. Se ele voltar para cá, não vou ficar mais aqui. Como vou ficar em um lugar onde alguém me deu um tiro?”, questionou.

A Polícia Militar (PMPE) foi acionada. Foi necessária uma equipe de negociação para que o suspeito deixasse o apartamento sem confronto. Dentro da residência, foram apreendidas uma pistola 9 mm e uma espingarda calibre 12, além de munições. O médico tem porte de arma concedido pela Policia Federal (PF). O atirador foi levado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio contra os três jovens. O suspeito passará por audiência de custódia.

Nota da PCPE

"A Polícia Civil (PCPE) prendeu em flagrante delito, na noite do dia (24), no plantão do DHPP, um homem de 54 anos de idade, por tentativa de homicídio. As vítimas são vizinhos do autor de 19, 23 e 25 anos de idade. O autuado teria disparado em direção às vítimas quando elas entraram no prédio, felizmente ninguém ficou ferido. Ele será apresentado em audiência de custódia."

REPRODUÇÃO/TV JORNAL
Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) - REPRODUÇÃO/TV JORNAL

Vídeo

O médico foi filmado pelo circuito de segurança do edifício caminhando pelo local segurando uma arma e uma mala de viagem. As imagens são de 13 de abril e foram exibidas no programa 'Por Aqui', da TV Jornal, nesta sexta-feira (25). Um vídeo divulgado pela Polícia Militar em Pernambuco mostra uma espingarda calibre 12 e uma pistola 9 mm, além de munições, que foram apreendidos com o médico.

 

Tags

Autor