IMUNIZAÇÃO

Semana começa com expectativa do Recife baixar idade da vacinação contra covid-19

Na manhã deste domingo (27) chegou um lote da vacinas contra a covid-19 da Pfizer, a ser distribuído aos estados

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 27/06/2021 às 18:37 | Atualizado em 27/06/2021 às 19:01
Notícia
X

A expectativa é que o Recife desça um pouco a idade das pessoas que podem se vacinar contra a covid-19 na semana que começa. Na manhã deste domingo (27), chegou um lote  com 936 mil doses da vacina contra a covid-19 do fabricante Pfizer/BioNTech no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. Estes imunizantes devem chegar aos estados nesta segunda-feira (28). Ainda não há data prevista para que este novo lote chegue a Pernambuco, mas a chegada de mais vacinas sinaliza que vai haver um avanço.

 >> Pernambuco recebe novo lote da vacina da Pfizer; veja a que grupo o imunizante será destinado

Atualmente, Recife está marcando a vacinação para quem tem a partir de 43 anos. Em Olinda, a imunização alcançou os que possuem mais de 45 anos. E a Prefeitura de Jaboatão anunciou que pretende marcar a imunização para os que tem a partir de 42 anos.

Pernambuco recebeu, no Dia de São João, novas vacinas contra a covid-19, incluindo 62.250 unidades da Janssen, que garante a imunização em dose única. Ainda na mesma remessa, chegaram mais 117.800 vacinas da Coronavac/Butantan, que devem ser utilizadas para a primeira e segunda doses.

Geralmente, os imunizantes são entregues ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) que iniciou a separação do lote que chegou no Dia de São João para envio às Gerências Regionais de Saúde (Geres) a partir da madrugada desta sexta-feira (25.06).

De acordo com informações do governo do Estado, as doses recebidas da Coronavac/Butantan serão destinadas à imunização de guardas municipais, trabalhadores do transporte coletivo e população privada de liberdade. O Estado também informou que os municípios também podem usar os imunizantes para começar a campanha em outros grupos ou por faixa etária, de acordo com a organização de cada um, já que muitas cidades já iniciaram a vacinação de alguns desses públicos.

“Recebemos lotes importantes para dar continuidade à campanha de vacinação da população pernambucana. Mas vale ressaltar que as vacinas estão sendo enviadas aos municípios para utilização em primeiras e segundas doses. Assim, é necessário que cada cidade se organize e preserve os quantitativos que serão destinados à segunda aplicação”, disse o governador Paulo Câmara no dia de São João.

Já as doses da vacina da Janssen, segundo o que foi acordado com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), serão destinadas ao Recife, na Região Metropolitana, além de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão. O imunizante será distribuído da seguinte forma: Recife (31.125 doses), Caruaru (16.230 doses), Garanhuns (6.175), Arcoverde (3.555 doses), Afogados da Ingazeira (1.800 doses) e Serra Talhada (3.365 doses).

Com as entregas realizadas até agora, Pernambuco totaliza mais de 5 milhões de doses recebidas. Foram especificamente, 5.172.510, sendo 2.141.960 da Coronavac/Butantan; 2.630.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 338.130 da Pfizer/BioNTech; e 62.250 da Janssen.

Tags

Autor