Coronavírus

Navio atracado no Porto do Recife tem nove tripulantes com covid-19

Com 20 tripulantes a bordo, o Shovler vinha da cidade sueca de Halmstad, e seguia viagem para o Porto de Paranaguá

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 05/07/2021 às 19:01 | Atualizado em 05/07/2021 às 20:02
Notícia
X

Um navio cargueiro, de nacionalidade cipriota, está com a tripulação isolada e de quarentena após confirmação de nove casos de covid-19 a bordo. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (5). O Shovler atracou no Porto do Recife na última sexta-feira (2), às 9h. A embarcação passou por avaliação epidemiológica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com 20 tripulantes a bordo, o Shovler, agenciado pela Transglobal, vinha da cidade sueca de Halmstad, e seguia viagem para o Porto de Paranaguá, onde realizaria a descarga de malte.

O Porto do Recife foi informado no dia 30 de junho pela Anvisa de que a embarcação precisaria atracar para avaliação da agência. No mesmo dia, o plano de contingência e emergência em saúde pública do ancoradouro foi acionado. Um tripulante com quadro suspeito de covid-19 foi resgatado de lancha e encaminhado para um hospital na capital pernambucana, onde realizou exame para covid-19 e testou positivo para a doença.

Nesta segunda-feira a Anvisa notificou o Porto do Recife sobre o estado de saúde dos demais tripulantes. Durante o fim de semana, foram confirmados mais oito casos, cinco seguem em isolamento na embarcação e três foram encaminhados para hospitais da capital pernambucana.

“Apenas a operação de atracação e desatracação da embarcação é de responsabilidade da Porto do Recife. Os protocolos sanitários, acompanhamento e estado de saúde dos tripulantes são de responsabilidade da Anvisa”, informou o Porto. "Caso não seja notificado mais nenhum caso, a embarcação deve desatracar em 14 dias, após período de quarentena", completa o texto da nota.

Novos casos e mortes 

Nesta segunda-feira a SES registrou 660 casos da e 36 novas mortes (22 masculinos e 14 femininos) causados pela covid-19 em pernambuco. Entre os confirmados, 72 (11%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 588 (89%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 559.358 casos confirmados da doença, distribuídos por todos os 184 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha. O Estado totaliza 17.908 mortes pela doença.

Queda na ocupação de UTIs

Pernambuco segue com os números de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes com quadros respiratórios graves, com suspeita ou confirmação da infecção pelo novo coronavírus (covid-19) em queda. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nesta segunda-feira (5), 63% dos 1.769 leitos da rede pública estavam ocupados, nível mais baixo após mais de oito meses.

De um total de 1.254 leitos de enfermaria, 46% estão de disponíveis. A taxa média do preenchimento (UTI e enfermaria) é de 59%. A rede privada também contabilizou números próximos. São 478 leitos ao todo, sendo 316 de UTI e 162 de enfermaria. As vagas de UTI estão 63% ocupadas enquanto as de enfermaria estão com ocupação de 43%.

 

 


Tags

Autor