VACINAS

Amupe afirma que nenhuma vacina vencida foi aplicada em Pernambuco

"O que ocorre é que os municípios têm encontrado problemas no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização (PNI) para preencher informações acerca do procedimento vacinal.", afirma a Associação Municipalista

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 05/07/2021 às 15:24 | Atualizado em 05/07/2021 às 18:22
Notícia
X

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) afirmou, nesta segunda-feira (5), por meio de nota, que nenhum município pernambucano aplicou doses de vacina da Astrazeneca contra a covid-19 fora da validade. "Todas as doses dos lotes distribuídos pelo Ministério da Saúde, do imunizante AstraZeneca, foram aplicadas antes da data limite de validade, 14/04/2021", garante a instituição. 

Ainda segundo a Amupe, os gestores têm tido dificuldades em preencher o Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização com informações a respeito do procedimento vacinal. "Pernambuco é referência no Brasil em imunização e os gestores e gestoras municipais não medirão esforços para que essa referência seja consolidada sempre mais", conclui. Vários municípios pernambucanos se pronunciaram a respeito das doses que teriam sido aplicadas fora do prazo da validade, conforme levantamento publicado no jornal Folha de S. Paulo.

As prefeituras alegaram que os lotes que constavam como vencidos, teriam sido aplicados antes mesmo da do prazo limite. O Ministério da Saúde também se manifestou por nota, no dia 2 de julho, esclarecendo que tem feito o acompanhamento rigoroso dos prazos de validade e que "nenhuma dose de vacina contra a covid-19 é entregue aos estados e Distrito Federal, vencida". As doses, ao serem entregues para as Centrais Estaduais, "devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais", conforme pactuado com o Conselho Nacional de Secretárias de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), explicou a pasta, na ocasião.

"Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério. Segundo a orientação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), caso alguma vacina seja administrada após o vencimento, essa dose não deverá ser considerada válida, sendo recomendado um novo ciclo vacinal, respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses. O vacinado deverá ser acompanhado pela Secretaria de Saúde local", afirmou o Ministério da Saúde.

Confirma a nota da Associação Municipalista de Pernambuco na íntegra:

"A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) vem a público informar que nenhum município pernambucano aplicou vacina contra a covid-19 com a validade expirada, assim como havia noticiado alguns órgãos de imprensa. Todas as doses dos lotes distribuídos pelo Ministério da Saúde, do imunizante AstraZeneca, foram aplicadas antes da data limite de validade, 14/04/2021.

A Amupe lamenta a falta de checagem dos dados que, em primeiro momento, colocaram em cheque o comprometimento dos prefeitos e prefeitas pernambucanos, que desde o início da vacinação contra a covid-19, têm se esforçado diariamente para imunizar a população pernambucana com maior responsabilidade e celeridade possível. O que ocorre é que os municípios têm encontrado problemas no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização (PNI) para preencher informações acerca do procedimento vacinal.

Por fim, Pernambuco é referência no Brasil em imunização e os gestores e gestoras municipais não medirão esforços para que essa referência seja consolidada sempre mais"


Tags

Autor