ACIDENTE

Seminarista morre após se afogar na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho

O jovem estava com um grupo de amigos, quando ele e outro colega de 15 anos teriam sido arrastados pela correnteza

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 14/07/2021 às 12:52 | Atualizado em 14/07/2021 às 13:07
Notícia
X

Com informações da TV Jornal

O seminarista Matheus José de Mendonça, de 24 anos, morreu na última terça-feira (14), vítima de afogamento, na Praia do Paiva, localizada no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife. O rapaz estava com um grupo de amigos, quando ele e outro colega de 15 anos, teriam sido arrastados pela correnteza. O adolescente foi resgatado com vida.

 

Os guarda-vidas militares da Prefeitura do Cabo fizeram o socorro dos dois. Matheus foi retirado da água desacordado. De acordo com o corpo de bombeiros, o seminarista apresentava grau cinco de afogamento, o máximo da escala.  

O momento do resgate foi registrado por pessoas que estavam no local. Veja o vídeo:

 

 

Matheus José chegou a ser socorrido para a UPA de Barra de Jangada, mas não resistiu. Segundo a polícia Civil de Pernambuco, o ocorrido está sendo investigado como morte a esclarecer. No Instituto de Medicina Legal (IML), o pai do seminarista, Levi Lopes, relatou a demora no socorro.

"Os colegas dele ligaram para os bombeiros, mas o tempo que veio os bombeiros e a demora foi muito grande. Fizeram os primeiros socorros mas ele não resistiu", relata Levi. O pai também disse que Matheus gostava bastante de ir para a praia.

Praia do Paiva

A Praia do Paiva possui cerca de 8,5 km de extensão e, segundo os guarda-vidas que trabalham na areia, no local existem valas e correntes de retorno que podem arrastar um banhista desavisado para o fundo do mar em questão de segundos. A praia, de águas agitadas, também tem altos riscos de incidentes com tubarões.

Há placas de proibição de banho no mar e outras atividades na extensão da praia, contudo, a equipe de reportagem da TV Jornal encontrou apenas dois guarda-vidas da prefeitura do Cabo, na manhã desta quarta-feira (14). O local onde o seminarista se afogou fica a 1,5km de distância deles.

O posto de guarda-vidas da localidade se resume a um guarda-sol e uma cadeira, não há quadriciclos, nem moto aquática, que agilizarão o socorro em casos de afogamento. Nem mesmo há na praia um posto do corpo de bombeiros. O grupamento mais próximo fica na praia de candeias. 

Tags

Autor