PROTOCOLOS

Domingo tem uma série de atividades liberadas em Pernambuco; veja como aproveitar seguindo os protocolos

Medidas de ampliação das atividades para bares, restaurantes e eventos sociais anunciadas na última quarta-feira só estarão valendo a partir da segunda (19)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 17/07/2021 às 22:02 | Atualizado em 17/07/2021 às 22:10
Notícia
X

A nova flexibilização das atividades comerciais anunciadas pelo Governo do Estado na ultima-quarta-feira (14) foi bem recebida pelos setores envolvidos. Mas as apresentações de música ao vivo em bares, restaurantes e eventos em todo o Estado de Pernambuco, além da permissão para funcionar por uma hora a mais nos finais de semana, ainda não valem para este domingo. Estas e outras medidas só entrarão em vigor a partir da segunda-feira (19). Os espaços destinados para dança continuam proibidos, a fim de evitar aglomeração.

ATÉ ESTE DOMINGO

Neste domingo (18), podem ser realizados eventos sociais, mas ainda com limitação de público e sem música ao vivo. Na Macrorregião 1, que contempla o Grande Recife, Mata Norte e Sul e parte do Agreste, aniversários, batizados, casamentos e formaturas poderão acontecer das 8h às 22h. Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4 (parte do Agreste e Sertão), essas celebrações estão permitidas das 8h às 21h. O número máximo de participantes permitido nos eventos, em todas as regiões, será de 50 pessoas, ou 30% da capacidade do local, o que for menor. Só a partir da segunda-feira (19) é que o número máximo de participantes no eventos dobra para 100 pessoas, ou 30% da capacidade do local, o que for menor. Os horários permitidos continuam os mesmos.

BARES E RESTAURANTES

O governo de Pernambuco decidiu autorizar, a partir do dia 19 de julho, a retomada das apresentações musicais, com voz e violão, em bares e restaurantes de todo o Estado. Fica permitida a apresentação musical com até três integrantes, incluindo o cantor, com qualquer instrumento musical, desde que não use amplificadores de som. Fica proibida a permanência de pessoas em pé assistindo as apresentações e a demarcação de pistas de dança. Além disso, esse tipo de estabelecimento poderá funcionar uma hora a mais nos finais de semana e feriados. As mudança foram baseadas nos atuais números da covid-19 registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que indicam desaceleração de novos casos graves nas últimas semanas.

Na macrorregião 1, que engloba os municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e parte do Agreste, os estabelecimentos poderão funcionar até as 23h. Nas macrorregiões 2, 3 e 4, esse limite irá até as 22h.

SHOPPINGS

Os horários dos centros de compras da Macrorregião I já haviam sido ampliados desde o último dia 5 de julho, então continuam valendo os horários até as 22h nos fins de semana e feriados. Antes, os estabelecimentos só podiam funcionar nesse horário em dias de semana. Já nas Macrorregiões II, III (Sertão do Moxotó e Pajeú) e IV, os shoppings  funcionam até as 22h nas sextas e até as 21h nos fins de semana e feriados. A diferença nesse ponto é apenas referente à Macrorregião III, que anteriormente tinha os centros de compras funcionando até as 18h em dias de semana, fins de semana e feriados.

CLUBES

Os clubes sociais, no Grande Recife e Zona da Mata, já estão podendo funcionar até as 23h de segunda a sexta e 22h nos sábados e domingos. Seguem vedados, nos clubes, o uso de saunas e as apresentações de músicos ao vivo.

CINEMAS, TEATROS, CIRCOS E MUSEUS

Na macro 1, cinemas, teatros e circos que podiam funcionar das 10h às 22h na semana, e das 10h às 21h aos sábados e domingos, desde o último dia 5 estão podendo abrir às 9h e seguir até 23h durante a semana, e das 9h às 22h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, funcionam das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. O número de pessoas permitido nesses locais, em todas as macrorregiões, passou de 100 para 200, ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

Os museus e demais equipamentos culturais também já tiveram a carga horária ampliada. Na Macrorregião 1, podem funcionar das 9h às 22h na semana e nos finais de semana. Antes, a regra de funcionamento era das 10h às 22h na semana, e das 10h às 21h aos sábados e domingos. Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4, podem ficar abertos das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. Continua valendo a regra de distanciamento social, com um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositivas internas e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.

Tags

Autor