FLEXIBILIZAÇÃO

Fim de semana terá serviços de alimentação com uma hora a mais e música ao vivo em parte de Pernambuco

Na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e em parte do Agreste pertencente à Macrorregião I, os serviços de alimentação, como bares e restaurantes, poderão funcionar das 5h às 23h aos sábados, domingos e feriados

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 23/07/2021 às 22:12 | Atualizado em 23/07/2021 às 22:28
Notícia
X

Serviços de alimentação, como bares e restaurantes, podem ficar abertos até um pouco mais tarde neste fim de semana. E com uma novidade: música ao vivo para os clientes pela primeira vez no ano. No entanto, por enquanto, o horário de funcionamento de tais estabelecimentos ainda irá variar de acordo com a região de Pernambuco onde eles estão localizados. Por isso, é preciso ficar atento às regras estabelecidas pelo governo do Estado.

Segundo decreto, na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e em parte do Agreste pertencente à Macrorregião I, os serviços de alimentação, como bares e restaurantes, poderão funcionar das 5h às 23h aos sábados, domingos e feriados. Esses estabelecimentos que funcionam dentro dos shoppings também estão autorizados a permanecer abertos até as 23h.

No restante do Agreste e no Sertão do Estado, essas atividades poderão funcionar das 5h às 22h nos finais de semana. A partir da próxima segunda-feira, os horários serão unificados.

A apresentação musical deve ser com até três integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor. São proibidos o uso de amplificadores de som, a permanência de pessoas em pé e a demarcação de pistas de dança.

Os clubes sociais também estão com mais tempo de funcionamento, mas seguem com o funcionamento de saunas vedado. Os espaços estão autorizados a abrir às 5h e devem encerrar as atividades até as 23h no Grande Recife, na Zona da Mata e parte do Agreste. No restante do Estado, o horário vai das 5h às 22h.

Shoppings podem funcionar até 22h. Cinemas, teatros e circos podem receber até 200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, com horário das 9h às 23h (dias de semana) ou 9h às 22h (finais de semana e feriados). Já os museus e demais equipamentos culturais estão autorizados a abrir as portas das 9h às 22h todos os dias.

Balanço da covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta sexta-feira (23), 1.120 novos casos de pacientes com a covid-19. Entre os confirmados, 87 (8%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.033 (92%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 583.969 casos confirmados da doença.

Também foram confirmados 46 novos óbitos (16 femininos e 30 masculinos), ocorridos entre os dias 09 de agosto de 2020 e 22 de julho de 2021. Os pacientes tinham idades entre 25 e 90 anos. Do total, 29 tinham doenças preexistentes: doença cardiovascular (15), hipertensão (8), obesidade (6), diabetes (5), doença renal (4), doença respiratória/histórico de doença respiratória (3), tabagismo (2), doença neurológica (2), etilismo (1), câncer (1) e Imunossupressão (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais seguem em investigação.

Com isso, o Estado totaliza 18.548 mortes pela doença.

Em relação às internações, a rede pública registrou, ontem, ocupação de 50% de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com pacientes com sintomas ou confirmação da covid-19. Já na rede privada, 51%.

Recife amplia vacinação 

O Recife ampliou a vacinação contra a covid-19. Moradores da capital pernambucana, com idade a partir dos 31 anos, começam a ser imunizados já a partir de hoje. A medida irá beneficiar mais de 78 mil munícipes, segundo a gestão municipal.

O cadastro e o agendamento devem ser feitos por meio do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou no aplicativo do Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.

O público geral com 31 anos ou mais deve anexar no ato do agendamento cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência no nome da pessoa que vai tomar a vacina. Essa documentação também deve ser apresentada no dia agendado para vacinação.

Na última quinta-feira, o prefeito João Campos anunciou o início da imunização dos bancários e trabalhadores dos Correios, a partir de 29 anos. Além disso, a gestão municipal também ampliou para a mesma idade o grupo de trabalhadores da indústria e construção civil.

No total, a cidade já aplicou 1.155.413 doses da vacina, sendo que 849.532 pessoas já tomaram ao menos uma dose, o que representa 68,64% da população adulta (1.237.614 pessoas). Outras 365.351 munícipes já estão com o esquema vacinal completo, seja porque tomaram as duas doses ou imunizante de dose única, o que representa 29,52% da população adulta da cidade.

Vacinação em Olinda

Moradores de Olinda, no Grande Recife, com 33 anos ou mais também já podem se vacinar. O agendamento deve ser feito no site www.olinda.pe.gov.br. O município também está vacinando trabalhadores da indústria, dos Correios e bancários com idade acima de 18 anos.

Os bancos deverão solicitar a inclusão de seus colaboradores pelo email [email protected]. No pedido, é necessário constar o nome completo, CPF e função da pessoa a ser imunizada. A solicitação através do e-mail será confirmada, analisada e posteriormente será agendada a data da vacinação.

O município possui 13 pontos fixos de vacinação, além do Expresso Vacina Olinda, um ônibus adaptado para vacinação que visita, toda terça e quinta-feira, das 8h30 às 16h, um bairro para rastrear pessoas que necessitam da segunda dose.

Tags

Autor