Imunização

Covid-19: Pernambuco começa a distribuir novas doses de vacinas aos municípios nesta quarta

Um lote com 94.770 unidades da Pfizer deve chegar ao Estado nesta quarta-feira (28). Outras 164,2 mil doses da CoronaVac e 247,5 mil da AstraZeneca, chegaram nessa terça-feira (27)

Amanda Azevedo
Amanda Azevedo
Publicado em 28/07/2021 às 0:08
Aluisio Moreira/SEI
As vacinas serão levadas para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) nesta quarta-feira (28) - FOTO: Aluisio Moreira/SEI
Leitura:

Pernambuco deve receber, nesta quarta-feira (28), 94.770 unidades da Pfizer, a quantidade que falta para completar as 506 mil doses de vacinas contra covid-19 previstas para esta semana. As outras duas remessas, contendo 164,2 mil doses da CoronaVac e 247,5 mil da AstraZeneca, chegaram nessa terça-feira (27) ao Aeroporto Internacional do Recife. De acordo com o Governo do Estado, todos esses lotes serão encaminhadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) no início da tarde, e ficam à disposição dos gestores municipais.

 

As 204,5 mil doses da AstraZeneca recebidas na tarde de hoje são para uso exclusivo na segunda dose, auxiliando os municípios a finalizar o esquema de pessoas com comorbidades e deficiência, trabalhadores aéreos e portuários e forças de segurança. Podem, entretanto, ser expandidas para outros grupos, de acordo com o planejamento da campanha em cada cidade. Já as doses recebidas pela manhã serão destinadas ao avanço no esquema completo de vacinação da população por faixa etária (Butantan) e para a segunda dose de pessoas com comorbidades (AstraZeneca).

“Estamos encaminhando, esta semana, um grande quantitativo de doses com finalidades diversas, sendo indispensável que os gestores municipais fiquem atentos às pautas de distribuição para fazer o uso correto das vacinas. Ratificamos, mais uma vez, que as primeiras doses devem ser utilizadas com esse objetivo, assim como as segundas, garantindo a finalização dos esquemas vacinais e evitando inconformidades mais a frente”, alertou a superintendente de Imunização da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

Ao todo, desde o dia 18 de janeiro, Pernambuco já recebeu 6.867.500 doses de imunizantes, sendo 3.556.670 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 2.433.360 CoronaVac/Butantan, 709.020 da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.

Gestantes e puérperas

As 2.609 gestantes e puérperas que receberam, em Pernambuco, a primeira dose da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca deverão completar o esquema vacinal, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer. A recomendação é do Ministério da Saúde e foi balizada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19, em reunião na tarde da segunda-feira (26).

Antecipação da segunda dose

Com a chegada das novas doses, o Recife anunciou a liberação de vagas para antecipação da segunda dose da AstraZeneca. A antecipação permitirá que as pessoas que receberam a primeira dose sejam totalmente imunizadas em 60 dias, e não 90. Segundo a Prefeitura do Recife, 61 mil podem ser beneficiados, mas a vacinação está sujeita à disponibilidade do estoque. As pessoas habilitadas vão receber mensagem de texto e e-mail com alerta sobre a mudança de intervalo e podem fazer o agendamento no Conecta Recife.

 

Últimas notícias