Imunização

Covid-19: Pernambuco começa a distribuir novas doses de vacinas aos municípios nesta quarta

Um lote com 94.770 unidades da Pfizer deve chegar ao Estado nesta quarta-feira (28). Outras 164,2 mil doses da CoronaVac e 247,5 mil da AstraZeneca, chegaram nessa terça-feira (27)

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 28/07/2021 às 0:08 | Atualizado em 28/07/2021 às 3:48
X

Pernambuco deve receber, nesta quarta-feira (28), 94.770 unidades da Pfizer, a quantidade que falta para completar as 506 mil doses de vacinas contra covid-19 previstas para esta semana. As outras duas remessas, contendo 164,2 mil doses da CoronaVac e 247,5 mil da AstraZeneca, chegaram nessa terça-feira (27) ao Aeroporto Internacional do Recife. De acordo com o Governo do Estado, todos esses lotes serão encaminhadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) no início da tarde, e ficam à disposição dos gestores municipais.

 

As 204,5 mil doses da AstraZeneca recebidas na tarde de hoje são para uso exclusivo na segunda dose, auxiliando os municípios a finalizar o esquema de pessoas com comorbidades e deficiência, trabalhadores aéreos e portuários e forças de segurança. Podem, entretanto, ser expandidas para outros grupos, de acordo com o planejamento da campanha em cada cidade. Já as doses recebidas pela manhã serão destinadas ao avanço no esquema completo de vacinação da população por faixa etária (Butantan) e para a segunda dose de pessoas com comorbidades (AstraZeneca).

MIVA FILHO/SES-PE
Pernambuco recebe mais de 411 mil doses de vacinas - MIVA FILHO/SES-PE
MIVA FILHO/SES-PE
Pernambuco recebe mais de 411 mil doses de vacinas - MIVA FILHO/SES-PE
MIVA FILHO/SES-PE
Pernambuco recebe mais de 411 mil doses de vacinas - MIVA FILHO/SES-PE
MIVA FILHO/SES-PE
Pernambuco recebe mais de 411 mil doses de vacinas - MIVA FILHO/SES-PE

“Estamos encaminhando, esta semana, um grande quantitativo de doses com finalidades diversas, sendo indispensável que os gestores municipais fiquem atentos às pautas de distribuição para fazer o uso correto das vacinas. Ratificamos, mais uma vez, que as primeiras doses devem ser utilizadas com esse objetivo, assim como as segundas, garantindo a finalização dos esquemas vacinais e evitando inconformidades mais a frente”, alertou a superintendente de Imunização da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

Ao todo, desde o dia 18 de janeiro, Pernambuco já recebeu 6.867.500 doses de imunizantes, sendo 3.556.670 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 2.433.360 CoronaVac/Butantan, 709.020 da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.

Gestantes e puérperas

As 2.609 gestantes e puérperas que receberam, em Pernambuco, a primeira dose da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca deverão completar o esquema vacinal, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer. A recomendação é do Ministério da Saúde e foi balizada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19, em reunião na tarde da segunda-feira (26).

Antecipação da segunda dose

Com a chegada das novas doses, o Recife anunciou a liberação de vagas para antecipação da segunda dose da AstraZeneca. A antecipação permitirá que as pessoas que receberam a primeira dose sejam totalmente imunizadas em 60 dias, e não 90. Segundo a Prefeitura do Recife, 61 mil podem ser beneficiados, mas a vacinação está sujeita à disponibilidade do estoque. As pessoas habilitadas vão receber mensagem de texto e e-mail com alerta sobre a mudança de intervalo e podem fazer o agendamento no Conecta Recife.

 

Tags

Autor