pandemia

Cidade em Pernambuco começa a imunizar adolescentes com comorbidades

Com população adulta vacinada, Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, começou a imunizar adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, que possuem comorbidades, deficiência ou são gestantes, puérperas e lactantes

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 04/08/2021 às 19:13 | Atualizado em 04/08/2021 às 21:24
Notícia
X

Com toda população adulta vacinada contra a covid-19 com pelo menos a primeira dose, o município de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, começou a imunizar adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, que possuem comorbidades, deficiência ou são gestantes, puérperas e lactantes. A iniciativa da cidade se deu após o Governo Federal incluir o grupo na Lei 14.124, que trata do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, na última sexta-feira (30).

"Nós recebemos um quantitativo da Pfizer para vacinar indígenas e quilombolas em contexto urbano, sendo que esse grupo já tinha sido vacinado como público geral. Como sobraram doses e a Anvisa tinha autorizado o uso dessa vacina para adolescentes a partir dos 12 anos, resolvemos começar a imunização", explicou o secretário executivo de Saúde de Itacuruba Samuel Cabral.

A autorização para vacinar pessoas com mais de 12 anos com doses da Pfizer foi feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 11 de junho. De acordo com a Secretaria de Saúde de Itacuruba, 206 doses da vacina do fabricante estavam em estoque. A quantidade é suficiente para vacinar esse grupo prioritário e, ainda segundo órgão, sobram algumas doses.

Para se vacinar no município, é necessário fazer o agendamento por meio do site da prefeitura e apresentar laudo ou documentos que comprovem que o jovem está dentro do grupo prioritário. O anúncio da vacinação dos adolescentes foi feito por meio das redes sociais da gestão da cidade.

Ao todo, o município de Itacuruba é composto por uma população estimada em 4.966 pessoas em 2020, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o Samuel Cabral, o município recebeu um total de 5.499 doses de vacinas por parte do Ministério da Saúde, das quais 70 ainda aguardam para entrar no sistema.

Portanto, das 5.429 doses, o município já aplicou 5.110 imunizantes nos moradores até essa terça-feira (3), sendo 3.042 da AstraZeneca, 1.145 do Butantan, 881 da Pfizer e 42 da Janssen. "Desde o dia 16 de julho estamos com 100% da população adulta vacinada e estamos avançando na segunda dose também. Até o momento, 41% dos maiores de 18 anos estão com o esquema vacinal completo, ou seja, com duas doses", falou o secretário.

Ainda segundo Samuel Cabral, a vacinação do público menor de idade também só está sendo possível, porque o município contou com um planejamento para dar início à ação. "O segredo está na organização. Desde o início da campanha de imunização realizamos uma busca ativa na cidade para não perder nenhuma dose. Com relação à vacina da Janssen, por exemplo, que possui dose única, priorizamos a área rural", contou.

O que dizem a SES-PE e o COSEMS-PE

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) afirmou que o início da vacinação deste público foi tema da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é composto por todos os municípios pernambucanos e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), na segunda-feira (2).

"Na pactuação, os municípios foram orientados a fazer o planejamento da imunização destes jovens para efetivá-la assim que o informe técnico do Ministério da Saúde, com as orientações para esta vacinação, seja publicado", diz trecho do texto.

Em conversa com a reportagem do JC, o presidente do COSEMS-PE, José Edson de Souza, explicou que, na ocasião, o Conselho pediu para que Itacuruba esperasse um posicionamento do órgão para poder iniciar a vacinação e que a atitude do município decidir sozinho por imunizar os adolescentes de 12 a 17 anos não é proibida.

"Não emitimos nenhuma resolução sobre o caso, mas o prefeito achou por bem avançar por conta própria", disse o presidente.

Tags

Autor