Centro de Referência

Centro Clarice Lispector terá atendimento 24h em novo espaço para acolhimento de mulheres vítimas de violência

O espaço que completa 20 anos, também vai contar com uma equipe multidisciplinar com seis psicólogas, cinco advogadas, três assistentes sociais e uma educadora social

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 06/08/2021 às 16:25 | Atualizado em 06/08/2021 às 17:58
Notícia
X

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, inaugurou nesta sexta-feira (06), uma nova casa para o Centro de Referência Clarice Lispector, que agora passa a oferecer atendimento presencial 24 horas e pernoite para as mulheres em situação de violência doméstica e sexista. O Centro passa a funcionar na Rua Doutor Silva Ferreira, 122, no bairro de Santo Amaro.

O espaço que completa 20 anos, também vai contar com uma equipe multidisciplinar com seis psicólogas, cinco advogadas, três assistentes sociais e uma educadora social. O atendimento acontece das 7h às 19h, além do horário estendido do plantão da pernoite, com as educadoras sociais. O investimento anual no novo espaço será em torno de R$ 227 mil, que envolve custos com locação, pessoal e mobiliário.

 

“A gente precisa garantir que todas as mulheres do Recife tenham o direito, o respeito da vida em paz e tranquila. Então, com isso, a gente dá um passo importante, quero aqui parabenizar toda a equipe da secretaria da Mulher, em nome da secretária Glauce, parabenizar toda a equipe que está aqui presente: psicólogas, assistentes sociais, a equipe do administrativo, todo mundo que coloca a sua vida à disposição de cuidar da nossa cidade e fazendo tudo com muito amor e com brilho no olho. A gente pode ver aqui pessoas emocionadas, felizes, de poder contar com esse espaço e, mais do que um espaço organizado, poder fazer aquilo com gosto e com amor”, afirmou o prefeito João Campos

Com a mudança, as mulheres poderão passar a noite com segurança - há quarto para repouso, refeição, espaço para higiene e, inclusive, berços, no caso de estarem acompanhadas de bebês. No dia seguinte, elas serão encaminhadas para casas abrigo, quando necessário, ou para a rede de assistência social. Por noite, o Clarice poderá abrigar até quatro mulheres.

 DESCENTRALIZADO

Na última terça-feira (3), a Secretaria da Mulher realizou a descentralização do Centro de Referência Clarice Lispector que agora atende nos Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Dom Helder Camara, no Coque; e no Ariano Suassuna, no Cordeiro. Para inaugurar a expansão, o prefeito do Recife João Campos esteve no Compaz do Alto Santa Terezinha, e conferiu de perto a Sala da Mulher do local. As Salas da Mulher de cada Compaz vão ser responsáveis pelo primeiro acolhimento das cidadãs; o atendimento e o acompanhamento posteriores poderão ser feitos também na sede do Centro.

Com o processo pandêmico, a violência contra a mulher tem aumentado diante da maior convivência entre algoz e vítima. A violência doméstica se caracteriza no ambiente familiar e sexista, nos espaços de trabalho ou urbanos. De janeiro a maio de 2021, o centro atendeu 248 mulheres. Atualmente o Clarice realiza aproximadamente 50 novos atendimentos por mês. Também atende e encaminha para os serviços mulheres de outros municípios pernambucanos e até de outros estados.

Tags

Autor