Testagem

Pernambuco lança programa de testagem para covid-19

A etapa inicial do programa TestaPE prevê que 1,5% da população do Estado seja testada até o final do mês de setembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 17/08/2021 às 19:39 | Atualizado em 18/08/2021 às 17:22
Notícia
X

Com investimento de R$ 10 milhões para a compra de 1,4 milhão de testes de antígeno para a covid-19, o Governo de Pernambuco lança, nesta quarta-feira (18), o TestaPE. O programa de testagem para detecção do coronavírus, tem como objetivo garantir que dentro de seis meses, 10% dos moradores de todo o Estado sejam testados. 

O lançamento do programa ocorre quase uma semana após a Secretaria de Saúde do Estado (SES) confirmar os dois primeiros casos da variante Delta - nos municípios de Abreu e Lima e Olinda. O resultado veio de mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes positivos para a covid-19, e foi feita pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco. Das 52 amostras, duas apresentaram a variante delta, detectada inicialmente na Índia, e o Estado não descarta a transmissão comunitária. 

A etapa inicial do programa TestaPE prevê que 1,5% da população do Estado seja testada até o final do mês de setembro. O primeiro lote, com 200 mil testes, começa a ser distribuído ainda esta semana. Nesta terça-feira (17), com a confirmação de mais 15 óbitos, Pernambuco tem, nesta terça-feira (17), média móvel de 17 mortes pela covid-19.

Com esse resultado, o Estado apresenta uma queda de 41% em relação a de 14 dias atrás. O Estado totaliza 19.188 mortes causadas pelo novo coronavírus. A média móvel é entendida como o índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.

Tags

Autor