Tecnologia

Entenda a diferença entre Certificado de Vacinação e o Passe Seguro PE

O Passe Seguro PE funcionará como um passaporte para pessoas que irão a grandes eventos no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 19/08/2021 às 17:25 | Atualizado em 20/08/2021 às 13:52
Notícia
X

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (19), a criação do selo "Passe Seguro PE". O certificado deverá ser usado em apps que serão desenvolvidos por startups e empresas de tecnologia, com o objetivo de credenciar a entrada de pessoas vacinadas ou com teste negativo para covid-19 em grandes eventos. A ferramenta que estiver com o Passe Seguro deverá fazer a checagem de autenticidade do passaporte por meio de decodificação criptografada do próprio QR Code, que será gerado por um aplicativo - sem a necessidade de acessar a internet. Além das informações sobre a vacinação e a testagem, constará uma foto do cidadão, para permitir a checagem de que se trata realmente da pessoa que participará do evento.

Os critérios e requisitos para o desenvolvimento destes aplicativos, que possam garantir a entrada segura e controlada da pessoas em eventos, será disponibilizado por meio do site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.

No entanto, a inciativa pode ser confundida pelo público com o "certificado de vacinação" tradicional, fornecido após a pessoa ser imunizada. De acordo com o Governo, o Passe Seguro PE fornece mais segurança e também monitorará o usuário após a presença no evento.

Entenda a diferença abaixo:

Nível de segurança:

- Certificado de vacinação: seguro

- Passe Seguro PE: seguro e interessante para o gestor/promotor de eventos, pois apresenta funcionalidades que permitem o rastreamento pós-evento.

Funcionalidade:

- Certificado de vacinação: dados de cadastro de vacinação da secretaria de saúde municipal e pesquisa pelo número do CPF.

- Passe Seguro PE: checagem de autenticidade do passaporte com a decodificação criptografada do próprio QR Code, gerado através de um aplicativo sem a necessidade de acessar internet. Diminui o tempo na fila e reduz a aglomeração. Além disso, o certificado apresenta um QR Code que, ao ser visualizado por um leitor, traz um link de internet no qual é acessado o certificado da pessoa – Consulta Online.

Segurança:

- Certificado de vacinação: necessário verificar se a pessoa que está apresentando o certificado é a mesma que consta no certificado, checando o documento de identificação da pessoa. Não tem função para certificar exames negativos de Covid-19 e nem positivo de IGG.

- Passe Seguro PE: além do QR Code, apresenta a foto do cidadão, permitindo assim checar se, de fato, é a pessoa presente. Verificação antecipada de veracidade e autenticidade.

Tags

Autor