Retorno do público

Shows e torcidas nos estádios estão mais perto de se tornar realidade em Pernambuco. Entenda

Governo informou que a realização de eventos-teste será anunciada nos próximos dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 19/08/2021 às 17:59 | Atualizado em 20/08/2021 às 2:28
Notícia
X

A volta do púbico aos estádios de futebol e a shows artísticos está mais próxima de acontecer em Pernambuco. Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (19), a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ana Paula Vilaça, anunciou a criação do selo "Passe Seguro PE". O certificado deverá ser usado em apps, que serão desenvolvidos por startups e empresas de tecnologia, com o objetivo de credenciar a entrada de pessoas vacinadas ou com teste negativo para covid-19 em grandes eventos. Apesar de não confirmar uma data, Vilaça afirmou que o plano é anunciar novidades nos próximos dias.

"Estamos dando um importante passo na tarde de hoje, primeiramente divulgando que estamos construindo protocolos sanitários específicos setor de eventos com a possibilidade de realização eventos-teste já nos próximos dias, em dialogo com todos os setores e segmentos que envolvem a produção de grandes eventos", afirmou a secretária.

Questionada sobre a volta de público aos estádios de futebol, Ana Paula afirmou que está mantendo o diálogo com as entidades envolvidas, mas que não ainda não há um prazo estimado. "É importante ressaltar que estamos mantendo constante diálogo com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), com os clubes sociais esportivos e com a Arena de Pernambuco para elaboração de protocolos seguros e eficazes", explicou.

"Sobre a volta do púbico aos estádios, todos nós estamos ansiosos. Existe o jogo do Brasil no mês de setembro, os clubes também querem a volta de suas torcidas em campo. Nesse momento, estamos elaborando os protocolos, porque trata-se de eventos com quatro mil ou cinco mil pessoas, no mínimo. A gente está propondo essa retomada gradual para nos próximos dias fazer esse anúncio", complementou a sectária. 

Passe Seguro PE

O certificado "Passe Seguro" deverá ser usado em apps que serão desenvolvidos por startups e empresas de tecnologia, com o objetivo de credenciar a entrada de pessoas vacinadas ou com teste negativo para covid-19 em grandes eventos. A ferramenta que estiver com o Passe Seguro deverá fazer a checagem de autenticidade do passaporte por meio de decodificação criptografada do próprio QR Code, que será gerado por um aplicativo - sem a necessidade de acessar a internet. Além das informações sobre a vacinação e a testagem, constará uma foto do cidadão, para permitir a checagem de que se trata realmente da pessoa que participará do evento.

Tags

Autor