Solidariedade

Banco de sangue Hemato, no Recife, convoca doadores neste feriado

Para realizar a doação de sangue, o doador deve seguir alguns requisitos como estar acima de 50 quilos

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel Inácio

Publicado em 07/09/2021 às 5:00
Notícia
X

Com déficit de 35% no estoque de bolsas de sangue, o Banco de Sangue Hemato, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, estará aberto para receber doadores neste feriado de 7 de setembro. Os procedimentos duram em média 40 minutos e podem salvar até quatro vidas. Todos os tipos sanguíneos são aceitos.

Para realizar a doação de sangue, o doador deve seguir alguns requisitos como estar acima de 50kg; não ter feito o uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; ter entre 16 e 69 anos - a primeira doação deve ser feita até os 60 anos; não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses; não ter diabetes em uso de insulina e não ter tido nenhuma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Os doadores devem seguir alguns critérios específicos para o coronavírus como não ter contraído covid-19 nos últimos 30 dias e, se caso teve contato com paciente positivo ou com suspeita de coronavírus deve aguardar pelos menos 14 dias. Os vacinados também devem aguardar um intervalo de dias para efetuar a doação de sangue, para os que tomaram a vacina Coronavac/Sinovac o intervalo é de 48h, os que tomaram Astrazenca, Pfizer ou Janssen devem esperar 7 dias.

Tags

Autor