reconhecimento

Alexandre Gondim, do JC, emplaca dois registros em anuário que reúne imagens do meio jornalístico que marcaram o Brasil

Obra é formada por quatro volumes separados por temas. Um dos registros de Gondim compõe a categoria "Esportes & Cultura", enquanto o outro faz parte de "Política & Economia"

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 16/09/2021 às 16:19 | Atualizado em 16/09/2021 às 17:44
Notícia
X

O fotógrafo e colunista Alexandre Gondim, do JC, teve duas fotos publicadas na edição atual do livro 'O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro', que reúne imagens do meio jornalístico que marcaram o ano de 2019 e o primeiro semestre de 2020. A obra é formada por quatro volumes separados por temas. Um dos registros de Gondim compõe a categoria "Esportes & Cultura", enquanto o outro faz parte de "Política & Economia".

>> Cinthya Leite, do JC, é Top 3 Brasil no Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar

A fotografia que entrou no volume Esportes & Cultura foi feita há pouco mais de dois anos, em 28 de agosto de 2019. Na ocasião, Gondim compareceu à coletiva de impressa realizada por Ney Matogrosso, na qual o artista falava sobre o show  "Bloco na Rua", que iria performar no Recife dois dias depois. Durante a entrevista, o fotógrafo registrou o reflexo do artista em uma taça.

"O que mais me atrai é exatamente quando está todo mundo [outros fotógrafos] e, mesmo em condições adversas, você consegue fazer o seu melhor e captar um registro diferenciado", falou Alexandre Gondim. Veja foto escolhida para compor o livro:

Alexandre Gondim
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem Data: 28-8-2019 Assunto: CULTURA - Ney Matogrosso, que se apresenta no Teatro Guararapes neste sábado (31), já está no Recife. Na tarde desta quarta-feira (28), o cantor de 78 anos concedeu entrevista coletiva no hotel onde está hospedado, no bairro de Boa Viagem. Aos jornalistas, o ex-integrante do grupo Secos &Molhados falou sobre os detalhes do show "Bloco na rua", projetos futuros e política brasileira. Palavras chaves: Ney - MPB - ## - Alexandre Gondim

Já a fotografia de Alexandre Gondim que faz parte da categoria Política & Economia foi tirada em 31 de março de 2020, durante um panelaço realizado em um prédio localizado na Rua da Aurora, na Área Central do Recife. manifestação foi feita após um pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em cadeia nacional de rádio e televisão. Veja imagem:

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Panelaço contra Bolsonaro em Recife. Prédios na rua da Aurora centro do Recife. - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Apesar da alegria ser igual a primeira, estas não são as primeiras obras de Gondim a ganhar reconhecimento nacional. Na verdade, é o décimo ano consecutivo que seus registros entram para o anuário O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro. Segundo ele, o segredo do sucesso é amar o que faz e se renovar a cada dia.

"Acredito que tenho conseguido emplacar fotos a cada edição, porque tento manter meus trabalhos no nível interessante. A foto do panelaço foi feita durante a pandemia do novo coronavírus, onde passamos a trabalhar em home office e tive que me reinventar", contou.

Jornal do Commercio

Formado em jornalismo, a história de Alexandre Gondim no Jornal do Commercio teve início em 1997, quando passou dois anos na casa. Após 14 anos, em 2011, ele retornou ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) como fotógrafo e, atualmente, além de produzir conteúdos fotojornalísticos também possui a coluna Surf, que traz notícias sobre o surf brasileiro e internacional.

Tags

Autor