CLIMA

Pouca chuva e muito calor: meteorologista revela previsão do tempo para a primavera em Pernambuco

Enquanto no inverno os dias são mais curtos e com uma menor incidência de raios solares, na primavera começa o período de transição para o verão, quando os dias são mais longos

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 21/09/2021 às 12:21
Notícia
X

Nesta quarta-feira (22), às 16h21 (horário de Brasília), o "primeiro verão" se inicia. Na primavera, caracterizada pelas flores, parte do Brasil começa a presenciar o aumento das chuvas e o verde ganhando vida, enquanto a outra parte, como Norte e Nordeste, sente a transição através da chegada de um clima mais seco. Em Pernambuco, as chuvas dão uma pausa e as temperaturas se elevam.

"Na primavera já começa a aquecer bastante e é o período mais seco do Estado, principalmente no Sertão. É o período que a umidade relativa do ar fica mais seca, tanto no Sertão quanto em alguns pontos do Agreste. O que se espera, agora, é pouca chuva e muito calor em todo o Estado", explicou a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Aparecida Fernandes. 

Esta transição para um clima mais quente acontece porque a primavera vem depois do inverno e antes do verão. Enquanto no inverno os dias são mais curtos e com uma menor incidência de raios solares, na primavera começa o período de transição para o verão, quando os dias são mais longos. 

BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Os próximos meses serão de sol - BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Em relação às chuvas, a previsão da Apac é que todas as regiões se mantenham dentro da média histórica. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, a previsão é que a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata registrem 7% de todo volume de chuva esperado para o ano, enquanto o Agreste deve chegar aos 8% do esperado, e o Sertão, 13%.

No Sertão, essa quantidade de chuvas é registrada apenas nos meses de novembro e dezembro. O trimestre de agosto, setembro e outubro é considerado ainda mais seco, com apenas 5%. 

Como fica a previsão do tempo?

Nordeste

Setembro: chuva dentro da média e temperatura dentro a acima da média histórica na Região, de forma geral;

Outubro: mais chuva do que o normal em várias áreas do MA, PI, CE, centro, oeste e norte da BA e no sertão de PE; temperatura acima da média em toda a Região.

Novembro: acima da média no MA, dentro a acima da média no norte do PI, CE e na faixa leste do Nordeste e abaixo da média nas demais áreas; temperatura dentro da média;

Norte

Setembro: chuva acima da média em RR, no noroeste do PA, AM, AC e RO. Dentro a abaixo da média nos demais estados; temperatura dentro a acima da média histórica.

Outubro: chuva acima da média em quase toda a Região Norte; abaixo da média em RR e nordeste do AM; temperatura dentro a acima da média em toda a Região.

Novembro: volume de chuva acima da média, de forma geral; temperatura dentro da média na maior parte da Região.

Centro-Oeste

Setembro: chuva dentro a acima da média em MS, em áreas do sul de GO e no centro-oeste /noroeste de MT; menos chuva do que a média nas demais áreas do Centro-Oeste do Brasil; temperatura acima da média histórica.

Outubro: volume total de precipitação no fim do mês dentro a acima da média em todo o Centro-Oeste; temperatura acima da média na Região, de forma geral.

Novembro: deve chover mais do que o normal em quase todas as áreas do Centro-Oeste; tendência de menos chuva que o normal no sul de MS e norte de GO; temperatura dentro a abaixo da média no Centro-Oeste, de forma geral.

Sudeste

Setembro: chuva dentro a abaixo da média na maioria das áreas do Sudeste do Brasil; temperatura acima da média histórica.

Outubro: precipitação total ao fim do mês dentro a acima da média em quase toda o Sudeste; tendência de menos chuva do que o normal no ES e nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha; temperatura a acima da média na Região, de forma geral.

Novembro: volume de chuva acima da média no norte de SP, centro-oeste e sul de MG, incluindo Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e centro-norte do RJ; tendência de menos chuva que o normal nas demais áreas; temperatura dentro a abaixo da média na maioria das áreas do Sudeste.

Sul

Setembro: chuva dentro a acima da média sobre a maioria das áreas do Sul do Brasil, ficando abaixo da média no centro-leste do PR e oeste do RS; temperatura dentro da média histórica em SC e no PR, abaixo da média no RS.

Outubro: volume de chuva no mês abaixo da média no RS; dentro da média em SC e no PR; temperatura dentro a acima da média em toda a Região.

Novembro: volume de chuva abaixo da média, de forma geral; temperatura dentro da média;

O que marca o início da primavera? 

DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
A nova estação chega às 16h21 desta quarta-feira (22) - DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

Exatamente na hora em que a nova estação é instaurada, ocorre o equinócio de primavera no Hemisfério Sul, metade de um planeta localizada entre a linha do Equador (latitude 0º) e o Polo Sul, enquanto o Norte vive o equinócio de Outono. Isso acontece porque no hemisfério Norte, as estações do ano não ocorrem na mesma época que no hemisfério Sul.

Do latim, a palavra “equinócio” é descrita como aequus, que significa “igual” e nox, que significa “noite”. Assim sendo, podemos afirmar que equinócio significa duração igual do dia e noite. Segundo o site especializado Climatempo, é exatamente isso que ocorre no Brasil. No restante do ano, essa duração se modifica, sendo que no Solstício de Inverno ocorre a noite mais longa do ano e no Solstício do Verão ocorre a noite mais curta do ano. Durante o fenômeno, também é possível observar diversos eventos astronômicos.

A estação inicia quando o centro do disco solar está localizado exatamente entre o plano da eclíptica, que é o plano de órbita da Terra ao redor do Sol, e o plano do equador celeste, linha que passa pelo centro da Terra. Para o ano de 2021, esse exato momento irá ocorrer em 22 de setembro, às 16h21 do horário de Brasília.

Tags

Autor