CALOR

De "Recife Frio" a "Hellcife": onda de calor invade a capital pernambucana

Uma das principais causas para o aumento de temperatura nesta época do ano é a mudança de estação, já que sairemos do inverno para a primavera

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 10/09/2021 às 12:03 | Atualizado em 10/09/2021 às 17:13
Notícia
X

Depois de um mês de agosto cheio de temperaturas mais baixas, em que o recifense aproveitou para tirar alguns casacos do armário, o calor retornou com tudo neste mês de setembro. De acordo com a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Zilurdes Lopes, a mudança se dá por conta do início do período seco, além da transição de estações.

LEIA MAIS

Adeus, frio! Temperatura em Pernambuco deve voltar a aumentar a partir de setembro, diz Apac

"A tendência agora é de aumento da temperatura. No litoral, Zona da Mata e Agreste começa o período seco, e vai chover muito menos. Até voltar a chover normalmente, o que só acontecerá no ano que vem, nós veremos temperaturas bem altas em todo o Estado, inclusive no Grande Recife", explicou. 

Uma das principais causas para o aumento de temperatura nesta época do ano é a mudança de estação, já que sairemos do inverno para a primavera. Enquanto no inverno os dias são mais curtos e com uma menor incidência de raios solares, na primavera começa o período de transição para o verão, quando os dias são mais longos. Neste ano, a primavera terá início em 22 de setembro, às 16h21. Já o verão começa em 21 de dezembro, às 12h59.

Ainda segundo a meteorologista, a temperatura média máxima no Grande Recife para os próximos dias é de 28º a 30º. O Sertão deve ficar em torno dos 34ºC. Enquanto o Agreste fica com 27ºC a 30ºC e a Zona da Mata, com 28ºC a 30ºC. "A partir de agora teremos dias de bastante calor, nada de frio", completou. 

Em agosto, a situação era completamente diferente. No Recife, os termômetros chegaram a marcar 20ºC em algumas madrugadas. Já nos municípios de Araripina e Triunfo, o frio foi ainda mais perceptível, com temperaturas de 13,6ºC, as mais baixas de Pernambuco desde maio de 2020, quando Águas Belas, no Agreste, chegou aos 10,5ºC.

LEIA MAIS

Temperaturas em Pernambuco devem cair ainda mais nos próximos 15 dias

Gramado, Canela e outras cidades do Sul do Brasil registram neve; veja imagens

Pernambuco registra ventos de até 38 km/h; entenda por que agosto é considerado o mês dos ventos

Divulgação/Prefeitura de Taquaritinga do Norte
O termômetro da cidade registrou 12ºC - Divulgação/Prefeitura de Taquaritinga do Norte

"O mês de agosto é um dos meses que ocorrem as menores temperaturas no estado de Pernambuco, pois estamos dentro do 'inverno austral'. Neste mês é comum as massas de ar frio entrarem pelo sul do Brasil e atingirem, por um ou dois dias, o estado de Pernambuco. Isso provoca queda nas temperaturas", explicou o meteorologista da Apac, Roberto Pereira, em entrevista ao JC na época.

Chuvas

Já em relação às chuvas em Pernambuco, os meses de setembro, outubro e novembro deste ano devem ser de precipitações dentro da média histórica, segundo apontou a Apac. O período faz parte da estação seca de todas as mesorregiões pernambucanas.

A previsão climática sazonal divulgada pela Apac para o período de setembro a novembro foi baseada nos resultados de modelos numéricos de previsão para o referido trimestre, bem como nas análises dos campos globais dos oceanos Pacífico Equatorial e Atlântico Tropical e da atmosfera.

Tags

Autor