PROBLEMAS

Problema no metrô do Recife fecha estações do Ramal Jaboatão nesta quinta-feira; acompanhe a situação atual

De acordo com a CBTU, problemas em cabos suspensos foram registrados na estação Jaboatão

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 30/09/2021 às 7:03 | Atualizado em 30/09/2021 às 11:39
Notícia
X

Atualizada às 12h33.

Passageiros que utilizam a Linha Centro do Metrô do Recife (Metrorec) já iniciaram o dia com dor de cabeça nesta quinta-feira (30). Isso porque problemas em cabos suspensos foram registrados no Ramal Jaboatão, acarretando o fechamento das estações de Jaboatão dos Guararapes, de Engenho Velho, de Floriano e de Cavaleiro. O local ficou sem funcionar até às 11h30. 

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma equipe da manutenção foi até o local para realizar os reparos e o funcionamento voltou ao normapol por volta das 11h30 desta quinta. 

Para minimizar os impactos do problema na rotina do trabalhador, que necessita utilizar o transporte, o Grande Recife chegou a ativar um plano de contingência com o reforço das linhas 200 - Jaboatão e 220 - TI Jaboatão/TI Cavaleiro. Além da ativação da linha especial Jaboatão/Barro, ligando estes dois terminais.

Equipes de reportagem do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) foram até as principais estações da Linha Centro para registrar o movimento. Por volta das 8h, muitos passageiros ainda não tinham conhecimento da paralisação no Ramal Jaboatão e tiveram que montar uma rota alternativa para chegar até seus respectivos compromissos. 

Na estação de Joana Bezerra, por exemplo, muitos trabalhadores tentavam pensar em outras formas de chegar ao destino.

Weverton Bezerra, que é morador de Jaboatão dos Guararapes, trabalha durante toda a madrugada e utiliza, diariamente, o Metrô do Recife. Nesta quinta, mesmo muito cansado, ele precisou utilizar o dobro de transportes para, enfim, chegar em casa. 

LEIA MAIS

Após trem apresentar falha mecânica, Metrô do Recife opera em via singela na manhã desta quarta (8)

"Quero ir pra casa e não posso ir de metrô o caminho completo. Vou ter que pegar um metrô aqui [em Joana Bezerra] até Coqueiral e depois um ônibus", explicou. 

Sem saber da paralisação no Ramal Jaboatão, Luís Henrique da Silva, que mora em Moreno, foi até a estação Central do Recife após sair do trabalho e se deparou com a notícia. Ele, que utiliza todos os dias o metrô, terá que se adaptar. "Vou ter que pegar um metrô para Camaragibe e lá pegar um ônibus para Moreno. Vou gastar uns 40 minutos a mais, pelo menos, mas é o jeito", disse. 

Leia nota do Grande Recife Consórcio na íntegra:

 

Grande Recife Consórcio

O Grande Recife informa que foi comunicado pela CBTU da paralisação parcial da Linha Centro do Metrô, entre as Estações Jaboatão e Cavaleiro, às 6h. Desde então, o Consórcio ativou um plano de contingência com o reforço das linhas 200 - Jaboatão e 220 - TI Jaboatão/TI Cavaleiro. Além da ativação da linha especial Jaboatão/Barro, ligando estes dois terminais. Fiscais do Grande Recife estão acompanhando a operação destas linhas e fazendo os ajustes necessários de acordo com a demanda dos passageiros.

Problemas no Metrô do Recife

Esta não é, nem de longe, a primeira vez que um problema do gênero acontece. No dia 8 deste mês, por exemplo, um trem apresentou falha mecânica perto da estação Mangueira, da Linha Centro. Por conta disso, os passageiros que estavam dentro do trem tiveram que ser evacuados na plataforma da estação, e o trem foi recolhido para a manutenção.

Durante um tempo, os demais trens tiveram que operar em via singela, utilizando apenas uma via nos dois sentidos. O transtorno, é claro, gerou bastante tumulto e aglomeração na plataforma da estação, conforme mostram imagens recebidas pela TV Jornal.

O Metrorec transporta cerca de 400 mil usuários por dia, fazendo ligações com várias linhas de ônibus do Grande Recife. A estatal tem 71 quilômetros de linhas, 29 estações e 40 veículos.

Tags

Autor