SINISTRO DE TRÂNSITO

Caminhão tomba, atinge ônibus e motorista morre na BR-101, em Igarassu; veja imagens

O motorista do ônibus morreu no local. Acidente ocorreu por volta das 6h30

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 01/11/2021 às 7:57 | Atualizado em 01/11/2021 às 20:20
Notícia
X

Atualizada às 20h15

Com informações de Beatriz Albuquerque, da TV Jornal

Na manhã desta segunda-feira (1º), um caminhão que carregava placas de compensado com gesso tombou no quilômetro 41 da BR-101, em Igarassu, no Grande Recife, e atingiu um ônibus. O coletivo transportava cerca de 10 pessoas de uma empresa e seguia no sentido Recife pela via. O motorista do ônibus morreu no local.

Segundo informações de testemunhas, o caminhão seguia pelo viaduto quando tombou. A carga caiu e atingiu um ônibus que passava pela via inferior, destruindo a parte da frente do veículo. "Esse acidente foi um choque para todo mundo. A gente vivia brincando com ele [o motorista do ônibus] e de repente essa tragédia acontece", disse um Ismael Victor, colega de trabalho da vítima fatal.

 

Círio Gomes/JC Imagem
Ônibus transportava trabalhadores de uma empresa de alumínio quando foi atingido pela carga do caminhão, na BR-101. - Círio Gomes/JC Imagem
CÍRIO GOMES/JC IMAGEM
REMOÇÃO Foram mais de sete horas de trabalho, com apoio de um guindaste, para retirar o caminhão. Trânsito só foi liberado após 16h - CÍRIO GOMES/JC IMAGEM
Círio Gomes/JC Imagem
Ônibus transportava trabalhadores de uma empresa de alumínio quando foi atingido pela carga do caminhão, na BR-101. - Círio Gomes/JC Imagem

O caso atraiu várias pessoas até o local, que acompanharam o resgate das vítimas. Uma delas foi o aposentado Mário Pereira. Ele se queixou da falta de sinalização no viaduto. "Sempre acontece acidente aqui, por causa dessa curva do viaduto. Essa via tem tirado a vida de muitas pessoas, porque não tem sinalização", falou. 

Vítimas

O veículo de viagens transportava trabalhadores que largavam do turno noturno de uma empresa de Itapissuma e eram conduzidos para casa. Os passageiros ficaram feridos e foram socorridos para diversas unidades de saúde. 

O Corpo de Bombeiros conduziu quatro das vítimas para unidades hospitalares. Uma delas foi levada para a Unimed Recife. Uma mulher e um homem foram levados para o Hospital da Restauração (HR, na região Central do Recife.

Segundo o HR, a mulher deu entrada na unidade com um corte no supercílio e dores de cabeça. Ainda não se sabe o estado de saúde do homem. A quarta vítima socorrida pelos bombeiros foi levada para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e em seguida transferido para o Hospital da Restauração entubado. A vítima apresentava trauma encefálico e segue em estado grave.

O SAMU assistiu outras três vítimas. Dois homem, de 52 e 32 anos, foram levados para a Unimed Recife. Outro rapaz, de 45 anos, foi conduzido para o Hospital Esperança, em Olinda. As três pessoas conduzidas a Unimed Recife permanecem até o momento na unidade de saúde. Não há informação sobre o estado de saúde das outras vítimas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender a colisão por volta das 6h30. Segundo informações, o motorista do caminhão saiu do local antes da chegada da viatura. A Polícia Civil vai investigar o caso.

A equipe do JC entrou em contato com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), empresa responsável pelos funcionários transportados pelo ônibus da "AstroTur", que informou que está prestando assistência às vítimas e seus familiares. A CBA disse que segue acompanhando a evolução do estado de saúde dos envolvidos. 

Trânsito

O incidente interferiu no trânsito do local, causando cerca de 1 km de congestionamento na via, no sentido João Pessoa. Segundo a PRF, um desvio foi montado em direção ao centro de Igarassu. Por volta das 11h, um trator enviado pela Prefeitura de Itapissuma fez a limpeza da pista que logo foi liberada.

Somente por volta das 16h o tráfego na parte de cima do viaduto foi liberado. Para desvirar o caminhão e retirá-lo do local houve a necessidade de um guindaste, numa operação que durou mais de duas horas.

O policial rodoviário federal Paulo Arcoverde informou que o disco do tacógrafo do caminhão estava vencido, mas outros meios vão ser utilizados para descobrir se o motorista estava em alta velocidade. A função do tacógrafo é registrar a quantidade de quilômetros percorridos e a velocidade com que o caminhão se desloca nas estradas. 

"Pelo que observamos pode ter sido velocidade incompatível ou um cochilo ou carga mal acondicionada. Estamos investigando", afirmou o policial Paulo Arcoverde. O dono do caminhão esteve no local do acidente mas não falou com a imprensa. À PRF, ele informou que o motorista saiu de Recife às 5h com destino a João Pessoa, na Paraíba.

 

 

Divulgação/PRF
Trator retira compensados de gesso da BR-101, após o sinistro de trânsito. - Divulgação/PRF

Tags

Autor