APLICATIVOS

Conecta Recife e outros serviços online da Prefeitura ficarão fora do ar durante o feriadão

A medida acontece devido à instalação de um novo Centro de Processamento de Dados, o Data Center TIER III

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 11/11/2021 às 10:25
Notícia
X

Alguns dos serviços online da Prefeitura do Recife ficarão sem funcionar a partir das 12h desta sexta-feira (12) até a manhã da terça-feira (16). Entre as operações suspensas estão o aplicativo Conecta Recife e todos os serviços virtuais executados pela Prefeitura, órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta. A medida acontece devido à instalação de um novo Centro de Processamento de Dados, o Data Center TIER III.

>> Veja quais consultas e solicitações de serviços podem ser feitas pelo aplicativo Conecta Recife

A exceção vai para os serviços essenciais: O e-SUS (https://sisaps.saude.gov.br/esus/), Recife Vacina (minhavacina.recife.pe.gov.br/) e Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br/login), que continuarão funcionando normalmente no feriadão. A plataforma Nota Fiscal Eletrônica ficará disponível até as 18h desta sexta-feira (12).

Os técnicos estarão envolvidos com toda a instalação de equipamentos do novo sistema durante o feriadão da Proclamação da República. “O período para a realização do moving foi escolhido de maneira a causar o mínimo de impacto possível ao cidadão e aos nossos servidores municipais nas suas rotinas diárias”, explica Bernardo D’Almeida, presidente da Empresa Municipal de Informática de Recife (Emprel).

“Estamos lidando com eletricidade, outro fator de segurança que precisamos levar em consideração. Uma mudança dessa magnitude só pode ocorrer com o desligamento dos equipamentos. Nossa previsão é que em três dias possamos já devolver o funcionamento em quase 100% do acesso aos sistemas para nossos servidores e ao cidadão”, pontua Bernardo D´Almeida.

A tecnologia Data Center TIER III foi recebida pela gestão municipal em julho deste ano. No formato de um container, o local tem a função de concentrar os equipamentos e sistemas responsáveis pelo processamento de dados e de comunicação de toda a Prefeitura do Recife, incluindo os órgãos da Administração Indireta. O investimento, aplicado com recurso próprio, foi de R$ 4 milhões, conferindo à estrutura do Executivo Municipal mais modernidade e mais segurança aos seus usuários. A estrutura pesa 35 toneladas e mede 26 metros de comprimento.

Mudança na estrutura física

De acordo com a Prefeitura, o moving será iniciado com a finalização das cópias de segurança e o desligamento dos sistemas. Antes localizada na antiga sede da Emprel, no Torrões, Zona Oeste da cidade, a estrutura será instalada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife. A mudança representa conectividade, continuidade e melhoria dos serviços prestados aos cidadãos, além de concluir a transição da estrutura da Emprel para o Parques de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do País, o Porto Digital.

“Quando pronto, o novo Datacenter TIER III terá como objetivo oferecer um funcionamento dentro de um ambiente institucionalmente seguro para o armazenamento e fluxo de dados. Além disso, entrará em funcionamento sistemas redundantes, que são estruturas duplicadas e independentes garantindo maior estabilidade dos sistemas a partir de acionamento automático”, informa Bernardo D’Almeida.

Ainda de acordo com o presidente, a mudança física de um centro de processamento de dados é uma operação complexa, pois é dele que dependem todas as conexões dos serviços online que oferecemos a toda estrutura da prefeitura e ao cidadão. “Vamos executar o serviço com o máximo de segurança e, logo em seguida, teremos ao nosso dispor e à disposição da sociedade a oportunidade de atingirmos um outro nível de qualidade tecnológica”, pontua Jorge Pinto, diretor de Infraestrutura de Informática da Emprel.

Durante o período, os serviços emergenciais continuam à disposição da população, como é o caso do SAMU (192), CTTU (0800 081 1078), Defesa Civil (0800 081 3400) e Emlurb (156).

 

Tags

Autor