aplicativo

Veja quais consultas e solicitações de serviços podem ser feitas pelo aplicativo Conecta Recife

A plataforma está disponível nas lojas virtuais da Apple Store iOS e na Google Play para Android

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 02/07/2020 às 14:48 | Atualizado em 02/07/2020 às 15:14
JULLIANA MELO/ ARCEVO JC
CONECTA RECIFE Com novo serviço, pacientes vão poder confirmar, cancelar ou reagendar as consultas sem precisar ir para uma longa fila, como acontece atualmente na capital - FOTO: JULLIANA MELO/ ARCEVO JC

Os recifenses agora podem fazer solicitações e consultar serviços da Prefeitura da cidade na palma da mão. O aplicativo Conecta Recife App, desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática de Recife (Emprel), permite que os cidadãos consulte serviços, como Informações Tributárias, Processos Administrativos, Educação, Saúde, Trânsito e Ciclovias, entre outros, inclusive de parceiros, como Grande Recife Consórcio de Transporte e Bike PE.

» Motoristas protestam por reabertura da sede da Uber no Recife

» Veja quais cidades de Pernambuco reabrem mais serviços a partir de 06 de julho

Disponível nas lojas virtuais da Apple Store iOS e na Google Play para Android, o aplicativo poderá ser utilizado de forma anônima ou identificada. Neste último caso, o nível de acesso às informações será gradual, em função do nível de confiança das informações fornecidas pelo cidadão. Ele poderá se identificar utilizando a conta da Nota Fiscal Eletrônica da Prefeitura do Recife; do gov.br, do Ministério da Economia ou diretamente no aplicativo, que pode ser apenas com uma selfie.

Nessa primeira versão foram criados serviços específicos para a plataforma, além de ser disponibilizados os que já são acionados digitalmente via Portal da Prefeitura. Também foram disponibilizadas ferramentas para o enfrentamento ao coronavírus na cidade. Posteriormente, novos serviços municipais serão adicionados gradativamente. 

Serviços

O aplicativo permite que o recifense faça solicitações de atendimentos públicos municipais, como geração de documentos, execução de serviços públicos como capinação, reposição de lâmpadas queimadas e remoção de entulhos pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), além do acompanhamento do atendimento e receber notificações do andamento das solicitações. Microempreendedores individuais, por sua vez, podem consultar o extrato de débitos e gerar boletos de pagamento, por exemplo.

Além disso, o cidadão terá acesso a dados de imóveis (obter documentos, solicitar a emissão de certidões negativas, consultar o extrato de débitos e gerar os boletos de pagamentos); empresas (verificar cadastros de autônomo, do MEI - Micro Empreendedor Individual, consultar o extrato de débitos e gerar boletos de pagamento e vários outros documentos), processos e solicitações de serviços, entre outras informações, sem precisar informar números de matrículas, inscrições e protocolos.

Mobilidade

Por meio do Conecta Recife o usuário também terá acesso a todas as estações de bicicletas do sistema Bike PE, com visualização do mapa da cidade e disponibilidade de bicicletas e vagas para retirada ou devolução. Também será possível visualizar no mapa toda a Malha Cicloviária Permanente da cidade, como também a que fica disponível nos domingos e feriados.

Já quem utiliza os ônibus para se locomover, poderá consultar onde ficam localizadas as paradas de ônibus e pesquisar as linhas que passam por elas, além de consultar as imagens das Câmeras de Trânsito. Tudo em tempo real.

Saúde e educação

A plataforma também informa os critérios de utilização dos serviços de Saúde Municipal e permite que o usuário visualize em um mapa como chegar à rede de assistência, encontrar os locais preparados para atender as vítimas de violência. Informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), distribuição de camisinhas (preservativos), onde são oferecidos serviços de dentistas, calendário de vacinas, serviços de fisioterapia, urgências e emergências, hospitais, maternidades e exames laboratoriais.

No Conecta Recife é possível visualizar e ver como chegar até escolas, unidades de Educação Infantil, profissionalizantes e Unidades Tecnológicas. Ainda poderão ser consultados os locais onde está disponível o Conecta Recife Wifi - Internet pública e gratuita.

O usuário também acesso às notícias mais recentes da Prefeitura do Recife e verificar como falar com a Ouvidoria Municipal.

Baixe o aplicativo

Android: https://bit.ly/2BAii7I

iOS: https://apple.co/3gmwKiE

REPRODUÇÃO/APPLE STORE
Aplicativo permite que recifenses faça consultas e solicitações de serviços - FOTO:REPRODUÇÃO/APPLE STORE
REPRODUÇÃO/APPLE STORE
Aplicativo permite que recifenses faça consultas e solicitações de serviços - FOTO:REPRODUÇÃO/APPLE STORE

Comentários

Últimas notícias