PANDEMIA

Municípios ampliam estratégias para "caçar" os resistentes à vacina contra a covid-19

Recife criou o "carro da vacina", que tem a mesma proposta do "carro do ovo" e chega às pessoas. Na sequência, Jaboatão anunciou uma van para ir em busca dos atrasados na imunização

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 20/11/2021 às 16:35
Notícia
X

Depois de o Recife criar a versão do “carro do ovo” para a vacina contra a covid-19, Jaboatão dos Guararapes, município da Região Metropolitana, entra na onda e adota uma estratégia semelhante para “caçar” aqueles cidadãos que, apesar de tudo, ainda resistem à imunização contra o vírus que já matou mais de 600 mil pessoas no Brasil e mais de 5 milhões no mundo. Jaboatão iniciou neste sábado a operação da “van da vacina”, que está percorrendo a cidade em busca dos atrasados na imunização.

Recife lança "carro da vacina" para imunizar população contra covid-19 sem agendamento

Viva o brasileiro que não é bobo e corre para os postos de vacinação contra covid-19

 

DIVULGAÇÃO
Vale ressaltar que a "van da vacina" não faz a imunização com a primeira dose - restrita ao cadastramento eletrônico pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. - DIVULGAÇÃO

O veículo vai passar pelas sete regionais do município para garantir a aplicação da segunda e terceira doses aos moradores que deixaram de comparecer a um ponto de vacinação na data programada. A estreia, na manhã deste sábado, aconteceu nas imediações do Mercado das Mangueiras, no bairro de Prazeres, e em poucas horas conseguiu alcançar grande número de retardatários. Vale ressaltar que a “van da vacina” não faz a imunização com a primeira dose - restrita ao cadastramento eletrônico pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. E estará presente sempre em locais de grande visibilidade e movimentação de pessoas.

Para ter acesso às doses é necessário apenas apresentar documento oficial com foto e a carteira de vacinação. Não é preciso fazer qualquer agendamento prévio. “Além de proporcionar orientação sobre a vacinação a quem ainda apresenta alguma dúvida, a ideia é aproximar a campanha exitosa das pessoas. Jaboatão tem implementado diversas estratégias para aplicação de doses contra a covid-19 para que possamos, o quanto antes, vencer a pandemia e voltar à normalidade”, afirmou o prefeito Anderson Ferreira.

Daniel Tavares/PCR
A estratégia vai durar dez dias - Daniel Tavares/PCR

PRIMEIRA DOSE

O cadastramento para a primeira dose no Jaboatão dos Guararapes deve ser feito por meio do site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br ou via aplicativo De Olho na Consulta. Já para ter acesso à segunda dose ou dose de reforço não é preciso efetuar agendamento, bastando apenas o comparecimento a um ponto de vacinação após o intervalo mínimo entre as doses. O atendimento nos 13 pontos de drive-thru, com faixa rápida para pedestres, é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Mais informações no site jaboatao.pe.gov.br.

Boletim emitido na quinta-feira (18/11) pelo Programa Municipal de Imunização aponta que, até o momento em Jaboatão, foram aplicadas 827.134 doses dos imunobiológicos disponíveis contra o novo coronavírus, sendo 463.745 aplicações referentes à primeira dose, 363.389 da segunda dose ou dose única e 41.308 doses de reforço.

Tags

Autor