violência

Vídeo: carteiro é baleado enquanto entrega correspondência em condomínio no Grande Recife

Segundo um familiar da vítima, que não quis ser identificada, a investida criminosa ocorreu porque o suspeito não quis informar documento para receber a encomenda

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 30/11/2021 às 15:55 | Atualizado em 30/11/2021 às 17:38
Notícia
X

Com informações de Suelen Brainer, da TV Jornal

Um carteiro foi baleado enquanto entregava uma correspondência em um condomínio localizado em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), nessa segunda-feira (29). Câmeras do circuito de segurança flagraram o momento da investida criminosa. A vítima foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e de lá foi encaminhada para o Hospital Português, no bairro do Paissandu, na área central do Recife.

Nas imagens, é possível ver quando o trabalhador entra no prédio, que fica na Rua Machado de Assis, no bairro Capibaribe. Ele cumprimenta e conversa com um morador. Próximo aos dois, sentado em uma cadeira de balanço, está o suspeito, que seria policial militar reformado e síndico do condomínio.

Momentos depois, o suspeito levanta, saca a arma e atira no abdômen do carteiro. Ferida, a vítima cai no chão, enquanto o suspeito permanece no local por um tempo e depois foge. Em seguida, o morador que conversava com o carteiro e também seria policial pede ajuda pelo celular.

Segundo uma tia da vítima, a investida criminosa ocorreu porque o suspeito não quis informar documento para receber a encomenda. Ao informar que, dessa forma, não poderia deixar a entrega, o carteiro foi baleado. "Eu escutei os disparos da minha casa e depois descobri que se tratava do meu sobrinho", contou. Ainda de acordo com ela, a vítima passou por uma cirurgia ainda ontem.

A esposa da vítima disse à TV Jornal que o carteiro se recupera de uma cirurgia. "Ele está consciente. Continua na UTI por ser um protocolo da unidade de saúde, mas ele está bem. Precisou retirar uma pequena parte do intestino", declarou. 

Segundo ela, o homem disse que foi fazer uma entrega no local. A mulher acredita que a presença do outro morador, vestido de uma camisa vermelha, impediu que algo mais grave acontecesse. "Se não tivesse esse colega provavelmente teria acontecido uma tragédia pior".

"Além do dano físico, houve moral e verbal. Quero que seja feita justiça. A polícia está agindo mas quem vai pagar os custos é o meu marido", concluiu a mulher.

De acordo com a Polícia Federal (PF) em Pernambuco, uma equipe de policiais se locomoveu até o condomínio com o objetivo de realizar as diligências preliminares de local de crime e exames periciais. "Um inquérito policial será instaurado objetivando apurar todos os fatos", diz trecho de nota enviada pela PF.

Ainda segundo a polícia, a corporação foi informada de que o autor dos disparos irá se apresentar à Polícia Federal ainda nesta terça-feira (30). A reportagem do JC entrou em contato com os Correios, mas não obteve retorno. Assim que houver uma resposta, esta matéria será atualizada.

De acordo com o chefe de comunicação da Polícia Federal, Giovanni Santoro, o suspeito se apresentou à PF espontaneamente, acompanhado de seus advogados. Segundo o suspeito, ele agiu após ser ameaçado e humilhado pelo funcionário dos Correios. "Ele não apresentou a arma e disse que ela foi extraviada de ontem para hoje, o que dificulta para nós na perícia do armamento", explicou o chefe de comunicação. 

"Segundo o policial reformado, o funcionário dos correios começou a xingá-lo depois não conseguir entregar as correspondências. Essa é a versão dele, estamos investigando outros fatos", declarou Giovanni Santoro.

Ainda de acordo com o PF, a vítima será ouvida assim que se recuperar das lesões. "O crime que está sendo apurado é tentativa de homicídio contra um servidor público federal. A pena prevista pode chegar a até 25 anos de reclusão", concluiu.

Tags

Autor