DEVOÇÃO

Nossa Senhora da Conceição: milhares de fiéis vão pagar promessas e homenagear a santa

Depois de quase dois anos de pandemia, um dos pedidos mais recorrentes foi o fim do coronavírus. Expectativa é que 400 mil pessoas passem pelo Morro da Conceição nesta quarta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 08/12/2021 às 12:53 | Atualizado em 08/12/2021 às 18:25
Notícia
X

Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal

Milhares de fiéis foram ao Morro da Conceição, neste quarta-feira (08), feriado municipal no Recife, para prestar homenagens à Nossa Senhora da Conceição, dia dedicado a ela. Também para pagar promessas, sobretudo após quase dois anos vivendo uma pandemia provocada pela covid-19, doença provocada pelo coronavírus que afetou mais de 263 milhões de pessoas no mundo e provocou a morte de 5 milhões delas.

A professora Valdete Cavalcanti de Moura estava bastante emocionada antes de iniciar a subida do Morro, no início da manhã. "Peço que Jesus esteja na nossa frente, nos defendendo desse vírus maldito", afirmou. "É muita emoção, depois de tanto tempo, voltar ao Morro. Estou aqui com minha família, vencendo essa batalha. Depois que tomei a terceira dose da vacina, tenho mais motivos para agradecer a Deus e à Nossa Senhora", comentou Valdete.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Movimentação no Morro da Conceição para os festejos da Santa - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Acompanhado da esposa, o comerciante Douglas Matias foi pagar uma promessa feita em 2019. "Alcancei a graça em junho deste ano, agora vim pagar. O dia de Nossa Senhora da Conceição sempre foi especial, venho todos os anos. Mas agora é mais ainda porque o sentimento é de realização, de honrar a promessa que fiz", contou Douglas, que subiu o Morro de costas.

Com um manto azul sobre os ombros, a vendedora Leila Cristina também foi pagar uma promessa. "Estou aqui para agradecer esse momento único na vida da gente. Também porque consegui alcançar uma graça. Especialmente com essa pandemia, precisamos pedir que Nossa Senhora interceda por nós, estamos precisando de muitas bênçãos para que 2022 seja um ano melhor que 2021. Passamos por momentos muito difíceis esse ano", afirmou Leila.

A expectativa dos organizadores da Festa do Morro é que mais de 400 mil pessoas passem por lá durante essa quarta-feira. Nas missas celebradas dentro do santuário é obrigatório o uso de máscara e só podem permanecer até 800 pessoas. Há celebrações também do lado de fora. Durante a tarde estão programadas missas às 13h, 14h e 15h.

A festa acabará com uma carreata que sairá da Prefeitura do Recife às 16h, com concentração às 15h. Caberá ao arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, conduzir a solene celebração de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2021. A previsão é que comece às 19h30. Mas esse horário pode mudar porque dependerá da chegada da carreata que trará a imagem da Santa.

Tags

Autor