Suape entrega Unidade de Atenção Primária e beneficia mais de 2,5 mil famílias do Cabo
Unidade conta com plantão de uma equipe composta por médico, enfermeira, técnico, dentista e auxiliar odontológico
O Complexo Industrial Portuário de Suape entregou, nesta segunda-feira (13), uma Unidade de Atenção Primária que beneficiará as 2.620 famílias que residem no Conjunto Habitacional Nova Vila Claudete, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife. O equipamento, que passa a ser gerido pelo município, faz parte do projeto residencial, lançado em 2014 pelo Governo de Pernambuco, que teve como objetivo proporcionar melhoria na qualidade de vida de pessoas que viviam em comunidades inseridas na área do complexo.
De acordo com a prefeitura do município, a unidade conta com plantão de uma equipe composta por médico, enfermeira, técnico, dentista e auxiliar odontológico. A estrutura física dispõe de salas de vacina, de procedimento, de enfermagem, de odontologia, de reuniões de grupo, de convivência e de esterilização, além de consultórios médicos, cozinha e banheiros. Funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. O município participou como parceiro desde a concepção do projeto e agora passa a gerir o equipamento.
“Estamos felizes em entregar, oficialmente, em parceria com o Complexo de Suape, a Unidade De Atenção Primária. O novo espaço já está com os atendimentos iniciados, ofertando mais conforto e dignidade aos moradores da localidade. Hoje nos reunimos para festejar mais uma entrega tão importante e significativa para a Vila Claudete. Essa é mais uma conquista de muitas que virão para a localidade”, destacou o prefeito do município, Keko do Armazém.
O diretor-presidente do Complexo de Suape, Roberto Gusmão, pontuou a importância de pensar na coletividade. “É uma conquista muito importante para a comunidade. Desde que o projeto foi concebido, Suape não mediu esforços para dotar o conjunto de toda a infraestrutura necessária ao bem-estar coletivo, considerando a questão social, o desenvolvimento ordenado e a sustentabilidade da área, em sintonia com os conceitos do ESG [Environmental, Social and Corporate Governance] que adotamos na atual gestão corporativa”.
Além da construção do habitacional e da unidade de saúde, o projeto inclui área para preservação ambiental, ciclovia, quiosques, parques infantis, quadras poliesportivas, áreas destinadas à instalação de equipamentos públicos, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro Municipal de Educação Infantil, pavimentação, drenagem e construção de estações de tratamento de esgoto.
Habitacional
Entregue em 2019, o Habitacional Nova Vila Claudete conta com várias intervenções socioambientais e os moradores participam de projetos desenvolvidos por Suape, como o “Tô na Feira”, os Laboratórios de Ecotecnologias, os Quintais Ecoprodutivos e as Cestas Ecoprodutivas. Suape, também, apoia as iniciativas voltadas ao empreendedorismo e fornece o suporte social continuado às famílias e às ações voltadas para geração de renda.