saúde

Hemope está com estoque crítico neste final de ano; saiba como doar sangue

No mês de dezembro, o hemocentro reportou uma queda de aproximadamente 30% no número de bolsas armazenadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 24/12/2021 às 10:10 | Atualizado em 24/12/2021 às 10:32
Notícia
X

O final do ano é sempre um período difícil para os bancos de sangue, já que além das cirurgias de rotina e do percentual já esperado de pacientes que precisam de doação, a época festiva também provoca um aumento no número de acidentes e emergências. Por isso, o estoque de bolsas de sangue do Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco) está em estado crítico.

No mês de dezembro, o hemocentro reportou uma queda de aproximadamente 30% no número de bolsas armazenadas; a taxa representa 100 pessoas a menos no número usual de doadores da instituição.

Para incentivar o ato de solidariedade, o Hemope vai intensificar o atendimento durante o período das festividades de final de ano. Para isso, o atendimento nessa época vai acontecer em horário normal, das 7h15 até às 18h30, em todos os dias da semana, com exceção do feriado de Natal (25) e do Ano Novo nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Para a diretora-presidente da fundação, Gessyane Paulino, é importante que as pessoas se mobilizem para doar sangue, principalmente durante as festas de fim de ano.

“A gente sabe que nesse período as pessoas se movimentam muito, viajam para o interior e outras cidades. Isso sempre é um risco de acontecer acidentes e a gente termina tendo que ter sangue para atender qualquer intercorrência que aconteça nessa época de Natal e Ano Novo”, frisa Paulino.

Para ser aprovado como doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 60 anos e apresentar um documento oficial com foto, original ou cópia autenticada legível e em bom estado de conservação.

Os menores entre 16 e 18 anos poderão doar acompanhados do responsável legal devidamente comprovado. Aqueles entre 61 e 69 anos podem doar se já forem doadores do Hemope, vale reforçar que nesta faixa etária o intervalo das doações passa a ser de seis meses.

O Hemope fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, no bairro das Graças, no Recife. O candidato que desejar realizar a doação pode ir até o local sem agendamento ou, se preferir, também pode marcar um horário através do telefone 0800.081.1535.

 

Tags

Autor