ESPECIAL FOME

Família com fome no interior de Pernambuco ganha doações para ceia de Natal

Após veiculação de reportagem na TV Jornal, foram várias as pessoas que fizeram gestos de solidariedade e doaram dinheiro, comida, ração para os pets, brinquedos e roupas

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda, Cinthya Leite

Publicado em 24/12/2021 às 14:56 | Atualizado em 24/12/2021 às 14:56
Notícia
X

Com informações da repórter Renata Araujo, da TV Jornal 

No Sítio Camboa, em São Caetano (Agreste de Pernambuco), a família da dona de casa Maria das Dores da Conceição comemora, nesta véspera de Natal, as doações recebidas da sociedade em geral. Após a veiculação de reportagem na TV Jornal, no último dia 10, foram várias as pessoas que fizeram gestos de solidariedade e doaram dinheiro, comida, ração para os pets, brinquedos e roupas. Agora, ela agradece tudo o que recebeu.

"Sinto gratidão. Meus filhos e eu temos hoje como tomar café da manhã, almoçar e jantar. É muito emocionante para uma mãe poder ter o que eles devem comer", conta Maria das Dores. Os filhos também já começaram a realizar exames médicos e estão em acompanhamento por profissionais de saúde, graças ao apoio de pessoas que se comoveram com a história da família. 

 

No início do mês, Maria das Dores estava com as panelas vazias sobre o fogão, aguardava doações e desejava que seu marido conseguisse fazer algum bico para trazer dinheiro para casa. Mãe de seis filhos, Maria chorava a fome das crianças. Dessa vez, o problema da fome não é transitório. A pandemia, o desemprego, a inflação e a perda de renda empobreceram ainda mais a população. 

Em Pernambuco, a situação é ainda mais frágil do que no Brasil. Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Estado tem 11,8% de sua população vivendo na extrema pobreza. No País, esse índice é bem inferior, ficando em 5,7%. Com esse resultado, Pernambuco tem a terceira pior situação do Brasil, atrás apenas do Maranhão e do Amazonas.

O resultado negativo vem se repetindo há anos seguidos. O Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), confirma que a fome é mais presente entre as populações rurais. 

A pobreza das populações rurais, sejam elas de agricultores familiares, quilombolas, indígenas ou ribeirinhos, tem reflexo nas condições de segurança alimentar. Nessas áreas, em todo o País, a fome se mostrou uma realidade em 12% das residências.

 

Tags

Autor