RÉVEILLON

Vai chover? Confira a previsão do tempo para a virada em Pernambuco

Mesmo em pleno verão no hemisfério Sul, as chuvas têm sido comuns nas regiões pernambucanas no mês de dezembro deste ano, devido a um fenômeno ZACAS

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 30/12/2021 às 16:45 | Atualizado em 30/12/2021 às 17:11
Notícia
X

A noite do réveillon é marcada por comemorações e queimas de fogos para o receber o novo ano. Mesmo em pleno verão no hemisfério Sul, as chuvas têm sido comuns nas regiões pernambucanas no mês de dezembro deste ano, devido a um fenômeno ZACAS. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou a previsão do tempo para a virada do ano, confira:

Região Metropolitana do Recife

Com temperaturas variando entre 23º C e 31º C, o tempo na Região Metropolitana do Recife deve ser parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da madrugada. Durante as primeiras horas da manhã, são esperadas precipitações de intensidade fraca.

Agreste

Com temperaturas entre 19º C e 32º C, o tempo no Agreste deve ser parcialmente nublado com chuva de forma isolada no período da tarde. Durante a noite são esperadas precipitações com intensidade fraca.

Sertão

Com temperaturas entre 18º C e 32º C, o tempo no Sertão deve ser parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde. Durante a noite são esperadas precipitações com intensidade fraca a moderada.

Zona da Mata

Com temperaturas entre 21º C e 32º C, o tempo na Zona da Mata deve ser parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada no período da madrugada. Durante as primeiras horas da manhã são esperadas precipitações com intensidade fraca.

Fernando de Noronha

Com temperaturas entre 25º C e 30º C, o tempo na Zona da Mata deve ser parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia.

Sistema de chuvas que atinge Pernambuco é o mesmo da Bahia, diz especialista

Segundo o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Thiago do Vale, o sistema de chuvas em Pernambuco é o mesmo que atinge as cidades da Bahia, de forma catastrófica. “O estado de Pernambuco está na 'periferia' desse sistema, a Bahia recebe a umidade que vem do oceano e alguns fatores de intensificação acontecem por lá. Aqui, temos núcleos de chuva bastante isolados”, explicou o profissional.

O especialista explica que o fenômeno “Zonas de Convergências do Atlântico Sul (ZACAS)” atinge as cidades litorâneas desde a véspera de Natal. “Esse sistema que causa as chuvas persiste desde o dia 24, já vimos a possibilidade que essas chuvas causem acúmulos mais intensos”, disse o meteorologista da APAC.

Tags

Autor